Lançamento de fragata
Geraldo Alckmin estará nesta sexta-feira em Itajaí
Vice-presidente vem exclusivamente para o evento em estaleiro itajaiense
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Está confirmada a presença do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), no evento de lançamento da segunda fragata da classe Tamandaré, marcado para as 11h desta sexta-feira, no estaleiro TKMS Brasil Sul, no bairro da Murta, em Itajaí.
O vice-presidente estará acompanhado da deputada federal Ana Paula Lima (PT). Eles virão em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousará no aeroporto de Navegantes.
Continua depois da publicidade
Pela agenda oficial de Alckmin, o vice-presidente embarca em Brasília às 8h, participa do lançamento ao mar da fragata às 11h e, de Navegantes, o vice-presidente segue para São Paulo às 13h.
O vice-presidente vem exclusivamente para o batismo e lançamento ao mar da fragata Jerônimo de Albuquerque (F201), cuja construção começou em 2023. Ela é a segunda embarcação de um projeto que prevê quatro navios para a renovação das forças navais de defesa nacional.
Continua depois da publicidade
A primeira fragata, Tamandaré (F200), foi lançada no ano passado, em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A solenidade da fragata Jerônimo de Albuquerque seguirá os mesmos ritos da anterior. Com a presença de autoridades, haverá o batismo oficial e o navio será levado a um dique flutuante no estaleiro, de onde será lançado ao mar de forma controlada. Depois, a embarcação passará por fases de testes operacionais e de sistemas.
Na última etapa, serão instalados os armamentos e realizados os testes de mar. Todo o processo é acompanhado por um grupo de recebimento liderado pelo capitão de fragata Vinícius Mendonça Lancetta, que será o primeiro comandante da embarcação.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"