SAÚDE

Itajaí lidera casos de fungo contagioso; aumento entre animais é de 500%

Cidade está no topo das infecções humanas e registra avanço acelerado da doença em felinos

População é orientada a manter gatos dentro de casa e procurar a UBS ao perceber feridas suspeitas na pele 
(Foto: SES-SC/Divulgação)
População é orientada a manter gatos dentro de casa e procurar a UBS ao perceber feridas suspeitas na pele (Foto: SES-SC/Divulgação)

Itajaí é um dos municípios com maior número de casos de esporotricose em Santa Catarina. O alerta foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde na última semana. Junto com Joinville, a cidade lidera as notificações da doença em humanos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o avanço da doença tem sido preocupante. Entre 2022 e maio de 2025, foram registradas 177 suspeitas em pessoas. Dessas, 73 foram confirmadas — taxa de 41% de positividade.

Continua depois da publicidade

Avanço acelerado entre os gatos

O crescimento da esporotricose entre os felinos é ainda mais expressivo. No mesmo período, o município teve 515 suspeitas da doença em gatos, com 322 confirmações — taxa de 62%.

O salto chama atenção: em 2022, foram apenas 19 casos confirmados em gatos. Já em 2024, esse número subiu para 119, representando aumento de mais de 500%. Só nos cinco primeiros meses de 2025, o município já contabilizou 86 gatos com diagnóstico positivo, o equivalente a 72% de todos os casos registrados no ano anterior.

Continua depois da publicidade

O que é a esporotricose

A esporotricose é uma infecção causada por um fungo presente no solo, em plantas e em matéria orgânica em decomposição. Afeta principalmente os gatos, mas também pode ser transmitida para humanos, geralmente por arranhões, mordidas ou contato com secreções de animais doentes.

Em humanos, o principal sintoma é o surgimento de feridas na pele, especialmente nas mãos, braços ou rosto. Essas lesões demoram a cicatrizar.

Causas do aumento de casos

A Secretaria de Estado da Saúde relaciona o aumento ao clima quente e úmido da região, à alta densidade populacional e ao número crescente de gatos com acesso às ruas.

“O avanço da esporotricose está associado ao abandono de felinos e à falta de diagnóstico precoce. Os tutores devem buscar atendimento veterinário ao perceber qualquer ferida suspeita no animal. Além disso, é fundamental evitar o contato direto com gatos doentes sem a devida proteção”, alerta o infectologista Fábio Gaudenzi, superintendente de Vigilância em Saúde.

Orientação: gatos dentro de casa e castração

A diretora-presidente do Instituto Itajaí Sustentável (Inis), Maria Heloisa Lenzi, reforça que a responsabilidade dos tutores é essencial para o controle da doença.

“Esses casos são sérios porque a esporotricose é altamente contagiosa, inclusive para humanos. O alerta é para que as pessoas não deixem seus felinos nas ruas. O ideal é colocar telas nas janelas e manter o animal castrado. No Inis, oferecemos castração gratuita para famílias com renda de até três salários mínimos. Quem tem renda maior também deve castrar seus animais e evitar que fiquem expostos”, destaca Maria Heloisa.

Treinamento e atendimento nos postinhos

Para conter o avanço da doença, a prefeitura intensificou a capacitação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). No bairro Cordeiros, todas as cinco unidades já concluíram o treinamento. Em Espinheiros, as quatro UBS devem finalizar a capacitação até o início de julho.

Continua depois da publicidade

A população tem recebido orientações diretas nas unidades de saúde. Pessoas com feridas que não cicatrizam, especialmente após contato com gatos, devem procurar a UBS mais próxima. Já os tutores de animais com suspeita da doença devem levar os pets ao veterinário para avaliação, notificação do caso e início imediato do tratamento.

A prefeitura distribui folders e cartazes nas unidades de saúde com informações sobre os sintomas da esporotricose, formas de prevenção e cuidados para evitar a propagação.

Mais informações podem ser obtidas com a Vigilância Epidemiológica de Itajaí pelo telefone (47) 3249-5572.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.76

TV DIARINHO


🚛🛑 CAMINHÃO EMPACOU Uma carretona da Tecno Obras travou o trânsito na Jorge Tzachel, em Itajaí, na noite ...





Especiais

Palestino que perdeu ao menos 56 familiares parou de contar os mortos

Genocídio em Gaza

Palestino que perdeu ao menos 56 familiares parou de contar os mortos

Pessoas intersexo lutam por reconhecimento e direitos

MÊS DO ORGULHO

Pessoas intersexo lutam por reconhecimento e direitos

Israel x Irã: “Netanyahu só estava esperando o melhor momento para atacar”

MUNDO

Israel x Irã: “Netanyahu só estava esperando o melhor momento para atacar”

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

JULGAMENTO DO GOLPE

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

ATAQUE NA WEB

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes



Blogs

Vereadores do NOVO entregam quase R$ 3 milhões para a Renal Vida

Blog do JC

Vereadores do NOVO entregam quase R$ 3 milhões para a Renal Vida

Olha a cobra...é verdade!

Blog da Jackie

Olha a cobra...é verdade!

Nova fase do projeto Nadando com Thiago Pereira terá 360 crianças e adolescentes

A bordo do esporte

Nova fase do projeto Nadando com Thiago Pereira terá 360 crianças e adolescentes



Diz aí

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"

AO VIVO

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"

"O hospital [Ruth Cardoso]passa a ser, de fato e de direito, regional e estadual"

Diz aí, Leandro Índio!

"O hospital [Ruth Cardoso]passa a ser, de fato e de direito, regional e estadual"

Leandro Índio no Diz aí! do DIARINHO

AO VIVO

Leandro Índio no Diz aí! do DIARINHO

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Diz aí, Jorge Seif Júnior!

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

AO VIVO

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.