Pediu pra sair
Em meio à crise, Saúde de Itajaí tem demissão de secretário
Emerson não prestou esclarecimentos à Câmara de Vereadores e deixou o cargo. Interina já assumiu
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]

A Secretaria de Saúde de Itajaí está com direção interina. A enfermeira Dulcinéia Ramos Michels assumiu o cargo de secretária provisoriamente após a saída de Emerson Roberto Duarte.
O DIARINHO tentou contato com o ex-secretário Emerson para entender os motivos de sua saída em meio à transição do governo de Volnei Morastoni (MDB) para o de Robison Coelho (PL). Até o fechamento desta edição, Emerson não respondeu.
Continua depois da publicidade

Dulcinéia, que já era diretora executiva da secretaria, tem 27 anos de experiência no serviço público, quase oito anos em Itajaí. Ela é formada em enfermagem pelo Centro Luterano de Ji-Paraná e em serviço social pela Fundação Universidade do Tocantins.
Continua depois da publicidade
Crise na saúde
A saída de Emerson ocorre em meio a uma crise na saúde municipal. A Câmara de Vereadores de Itajaí está apurando e cobrando explicações sobre questões como a defasagem de serviços de saúde devido à falta de servidores e a ausência de convocação dos aprovados no concurso público de 2023.
Os vereadores também questionam um projeto de lei enviado à Câmara que solicita a abertura de um crédito adicional de R$ 40 milhões para cobrir despesas do Fundo Municipal de Saúde, da Fazenda e da Procuradoria-Geral de Itajaí.
Além de Emerson, outros membros do alto escalão foram convocados para prestar esclarecimentos na Câmara. Daniel Cecílio Neves, secretário da Fazenda; Mário Sérgio Teixeira, secretário de Governo; e Rafael Albuquerque, diretor executivo representando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação já compareceram.
Emerson, no entanto, apresentou um atestado médico e faltou à convocação.
Os depoimentos foram na sessão de quinta-feira da semana passada, dia 31 de outubro.
Concursados são chamados para trabalhar
Continua depois da publicidade
Após a crise e as pressões da Câmara, a prefeitura de Itajaí anunciou a convocação de novos profissionais de saúde. Trinta e nove aprovados já assumiram, entre eles 18 agentes comunitários de saúde, quatro técnicos de enfermagem, um técnico de enfermagem para a Estratégia Saúde da Família (ESF), um terapeuta ocupacional, dois agentes de combate a endemias, quatro atendentes de unidade de saúde, dois médicos dermatologistas, um reumatologista, um hematologista, um psiquiatra, um neuropediatra, dois cirurgiões dentistas e um clínico geral para o ESF.
A prefeitura planeja chamar mais 102 profissionais, incluindo 20 agentes de endemias, cinco agentes comunitários de saúde, 18 médicos para o ESF, 13 técnicos de enfermagem para o ESF, oito enfermeiros para o ESF, oito ginecologistas, sete pediatras, um oftalmologista, um reumatologista, 20 clínicos gerais e um técnico de enfermagem.