ITAJAÍ

Portuários participam de greve nacional contra novo marco legal dos portos

Fim da exclusividade da mão-de-obra avulsa é uma das novidades da legislação que será apresentada no congresso nacional

Grupo com cerca de 500 trabalhadores cruzou os braços nesta terça-feira
(Foto: João Batista)
Grupo com cerca de 500 trabalhadores cruzou os braços nesta terça-feira (Foto: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria


Trabalhadores da mão-de-obra avulsa do Porto de Itajaí engrossaram a paralisação nacional da categoria contra o projeto de lei que acaba com a exclusividade de contratação de portuários avulsos e abre caminho pra privatização da mão-de-obra nos portos públicos. A mudança é uma das propostas do novo marco legal dos portos, com anteprojeto a ser apresentado nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados, alterando a Lei dos Portos, de 2013.

Em Itajaí, a mobilização abrangeu os quase 500 trabalhadores das diversas categorias do Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Ogmo), que atuam no cais público, entre estivadores, arrumadores, conferentes, vigias e consertadores. A paralisação durou 12 horas na terça, com encerramento às 19h. O grupo se concentrou em frente ao porto, onde foram colocados faixas e cartazes em protesto contra as mudanças e retirada de direitos trabalhistas.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, trabalhadores portuários de São Francisco do Sul e de Imbituba também aderiram ao movimento. Eles querem que a apresentação do anteprojeto seja adiada pra 2025 e que representantes dos trabalhadores participem das discussões. Segundo o presidente do Sindicato dos Vigias Portuários e Relações Públicas da Intersindical dos Portuários de Itajaí, Jorge Roberto Duarte Maia, a categoria ficou de fora na elaboração da proposta.

Ele lembra que o projeto foi formulado por uma comissão de juristas criada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com forte participação de empresários ligados aos terminais portuários e armadores de navios. Em Brasília, a Federação Nacional dos Portuários e outras entidades laborais tentam barrar o avanço do projeto. Jorge informa que o objetivo neste momento é evitar que o projeto entre em regime de urgência.

Continua depois da publicidade

Com a urgência, o projeto teria um trâmite mais acelerado, sem passar por análise das comissões da Câmara, podendo ir direto pra votação em plenário. “Nosso objetivo é impedir a urgência urgentíssima, esse é o primeiro passo. E depois tem várias emendas feitas pela nossa federação, por juristas laborais, pra tentar amenizar as mudanças”, destaca o sindicalista.

O presidente do Sindicato dos Arrumadores e da Intersindical de Itajaí, Ernando João Alves Júnior, entre outras lideranças sindicais, está em Brasília pra acompanhar a situação.

Lei atual garante exclusividade para portuários avulsos

Em Itajaí, a mudança afetaria 480 trabalhadores portuários avulsos (TPAs) que trabalham no cais público, onde são movimentados navios de carga geral. Hoje, por lei, são eles que devem ser contratados para os serviços. A exclusividade de contratação é contestada em ação judicial por entidades patronais, entre elas a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec) e Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop).

O novo marco legal é defendido pelas empresas do setor, que veem as mudanças como uma medida pra redução de custos e maior eficiência das operações.

O diretor da Intersindical de Itajaí, Jorge Roberto Duarte Maia, ressalta que a categoria não é contra a modernização do setor e nem contra as empresas, mas alerta para a perda de direitos que pode afetar o sustento dos trabalhadores e suas famílias.

“O que a gente quer é diálogo. É colocar o nosso pleito. É mostrar pra eles que algumas das coisas que estão pleiteando vão acabar com a nossa atividade”, afirma. De acordo com Jorge, a reivindicação dos trabalhadores tem apoio do governo Lula e dos ministros Silvio Costa Filho (Portos) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). 

Continua depois da publicidade

Em Itajaí, o prefeito eleito Robison Coelho (PL) esteve na mobilização dos portuários, manifestando apoio à categoria.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.122


TV DIARINHO


Uma caminhonete cinza atropelou um doguinho na semana passada na Quarta avenida, no centro de Balneário ...



Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Blogs

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

A bordo do esporte

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

🌱 Jejum Intermitente: Mito ou Estratégia de Saúde?

Espaço Saúde

🌱 Jejum Intermitente: Mito ou Estratégia de Saúde?

Intestino

Blog da Ale Françoise

Intestino

O ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), vai ter indenizar o Glauco Piai 

Blog do JC

O ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), vai ter indenizar o Glauco Piai 



Diz aí

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

ITAJAÍ

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

"Nossa alfândega é a segunda em movimentação e, em arrecadação, só perde para Santos"

Diz aí, André Bueno!

"Nossa alfândega é a segunda em movimentação e, em arrecadação, só perde para Santos"

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”

DIZ AÍ

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.