TRAJETÓRIA DE UMA ENFERMEIRA

De contratada sem experiência a idealizadora de atendimento inovador

Mara abriu portas, inovou e criou diferenciais na saúde pública em Balneário Camboriú

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mara Lúcia Walker descobriu muito cedo sua afinidade com a área da saúde. Natural de Palmeira das Missões (RS), ela fez sua emancipação aos 16 anos e veio morar em Itapema com a irmã mais velha.

Continua depois da publicidade

Concluiu o ensino médio, fez um curso técnico e depois, já no mercado de trabalho, cursou a graduação em enfermagem. Só que a menina tímida do Rio Grande do Sul jamais imaginou que aos 40 anos já ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Concluiu o ensino médio, fez um curso técnico e depois, já no mercado de trabalho, cursou a graduação em enfermagem. Só que a menina tímida do Rio Grande do Sul jamais imaginou que aos 40 anos já teria contribuído tanto para a saúde pública na cidade e também para a sua categoria. Mara lembra do ano de 2004, quando concluiu o curso técnico e no ano seguinte começou a trabalhar em uma unidade de saúde em Itapema.

Continua depois da publicidade

Ela foi contratada como vacinadora, mas acabou ficando por pouco tempo. Com a cara e a coragem, foi em busca de trabalho no Hospital do Coração, em Balneário Camboriú, e acabou sendo a primeira técnica em enfermagem contratada sem experiência na área hospitalar.

Ela aprendeu rapidamente suas funções, abriu portas para que muitos técnicos recém-formados tivessem no Hospital do Coração o seu primeiro emprego. Também foi nessa época que resolveu cursar graduação. Do Hospital do Coração foi para o Hospital da Unimed, onde ficou nove anos.

Continua depois da publicidade

 “Eu estudava de dia e trabalhava à noite, me formei e fui convidada para a oncologia, área na qual me especializei, vindo a coordenar o setor”, conta.

Só que em 2017 a vida de Mara teve uma virada: ela foi uma das últimas chamadas de um concurso público para a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú. Foi contratada para a Unidade Básica de Saúde Central, na rua 1500, onde está até hoje.

Referência no tratamento de feridas 

Mara constatou a necessidade do tratamento de feridas observando o grande número de pessoas que procuravam a unidade com lesões crônicas, que não recebiam o olhar e o acompanhamento que precisavam.

“Comecei a me envolver, a estudar e a me dedicar cada vez mais ao tratamento de feridas, fazendo o possível para que o paciente tivesse numa unidade pública um tratamento o mais parecido possível com o que ele receberia se tivesse um plano de saúde.” Inclusive, a UBS Central foi a primeira unidade da cidade a ter uma enfermeira exclusiva para esse tipo de atendimento. Essa realidade diferencia a unidade de saúde também em âmbito regional. “Hoje possuímos as coberturas especiais para tratamento das feridas, o qual foi uma conquista muita almejada, nosso próximo passo seria ter um centro de referências no tratamento de lesões no município”.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.10


TV DIARINHO


🏖️⚖️ ALARGAMENTO DE PRAIAS! Santa Catarina lidera em quantidade de obras de alargamento de praias, mas ...



Especiais

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

8 DE JANEIRO

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

Congresso pode reduzir ainda mais espaço para mulheres na política

MULHERES NA POLÍTICA

Congresso pode reduzir ainda mais espaço para mulheres na política



Blogs

Trabalho importante

Blog do JC

Trabalho importante

Santacosta inaugura

Blog da Jackie

Santacosta inaugura



Diz aí

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”

DIZ AÍ

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”

"O estacionamento rotativo dá prejuízo para o município"

Diz aí, Evaldo!

"O estacionamento rotativo dá prejuízo para o município"

Secretário Evaldo participa ao vivo do programa Diz aí!

TARDE DE QUINTA

Secretário Evaldo participa ao vivo do programa Diz aí!

"O meu grupo tinha controle e mapeamento de todos os traficantes da região"

Diz aí, Gularte!

"O meu grupo tinha controle e mapeamento de todos os traficantes da região"

PF aposentado de Itajaí participa de entrevista ao vivo

Diz aí desta quarta

PF aposentado de Itajaí participa de entrevista ao vivo



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.