O domingo foi de recuperação no sistema de abastecimento de água do Semasa, responsável por distribuir água para Itajaí e Navegantes. Mesmo assim, a autarquia municipal está em alerta, já que as áreas centrais de Itajaí e partes altas da cidade ainda podem sofrer com a falta até esta segunda-feira.
O problema acontece porque na sexta e no sábado o Semasa enfrentou dificuldades na captação e tratamento de água bruta, devido à alta turbidez no canal retificado do rio Itajaí-mirim. ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
O problema acontece porque na sexta e no sábado o Semasa enfrentou dificuldades na captação e tratamento de água bruta, devido à alta turbidez no canal retificado do rio Itajaí-mirim. A taxa chegou a 3180 NTU (unidades de turbidez), enquanto o valor limite para funcionamento convencional do sistema é de 100 NTU.
As principais Estações de Tratamento de Água (Eta) de Itajaí, São Roque e Arapongas, chegaram a operar com 70% da capacidade no sábado. O volume não era suficiente para superar o consumo de água e encher os reservatórios novamente. A redução na produção foi motivada pela necessidade constante de interrupções para limpeza.
Neste domingo, houve redução da turbidez e a produção das ETAs ficou próxima da capacidade máxima. “No entanto, ainda não houve tempo hábil para a normalização dos reservatórios e ainda pode ocorrer falta d’água ou baixa pressão em toda a área urbana de Itajaí, principalmente em regiões altas e nos bairros mais centrais”, alertou o Semasa.
O Semasa destaca a necessidade de se fazer economia no uso da água até a normalização do serviço. “Estamos recomendando o consumo racional como prioridade neste momento, para que o sistema normalize o quanto antes. A tendência é que durante essa madrugada e manhã de segunda o sistema esteja totalmente recuperado”, completou o Semasa.
Quem voltar a receber água nas torneiras deve ficar atento à água suja, nesta segunda, já que sempre após a mudança de pressão nas tubulações partículas de ferro se soltam e deixam a água escura.