Se liga
Itajaí e Navegantes podem ficar sem água
Não há previsão para normalização
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O abastecimento de água em Itajaí e Navegantes enfrenta dificuldades neste sábado. O canal retificado do rio Itajaí-mirim, onde é feita a captação da água bruta, apresenta alta turbidez. Na tarde de sexta-feira, a taxa era de 3.180 NTU (unidades de turbidez), enquanto o valor limite para funcionamento convencional do sistema é de 100 NTU. As regiões mais altas das duas cidades podem ficar sem água.
As principais Estações de Tratamento de Água (ETA) de Itajaí, chamadas São Roque e Arapongas, operavam em cerca de 70% da capacidade até o meio-dia deste sábado. O volume não é suficiente para superar o consumo de água e encher os reservatórios novamente. A redução na produção das duas estações é motivada pela necessidade constante de interrupções para limpeza.
Os boosters (bombas de recalque) da área urbana de Itajaí, que enviam água tratada às regiões mais altas, entraram em desligamento automático de segurança em virtude da baixa pressão da rede de distribuição.
Os principais reservatórios de Itajaí, na ETA São Roque, estão em cerca de 8,5% da capacidade, enquanto Arapongas apresenta nível próximo dos 32%. Cabeçudas ainda possui 72% de preenchimento, mas Morro da Cruz e Morro Cortado 7% estão totalmente vazios.
O Semasa explica que não há estimativa para normalização total da distribuição de água potável em todas as regiões de Itajaí e Navegantes. A economia de água por parte da população é o fator decisivo para a normalização mais rápida da distribuição.