Itajaí
Ribeirão da Murta será monitorado com ponto de telemetria
Ponto de telemetria também vai registrar volume de chuva
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um novo ponto de telemetria foi instalado em Itajaí para a prevenção de enchentes. O equipamento permite a medição do volume de chuva e do nível do rio. O Ribeirão da Murta e o volume de chuva da região do bairro e da parte baixa de Cordeiros serão monitorados.
O coordenador geral da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros, explica que agora o monitoramento será em tempo real. “Com essa medida poderemos manter o monitoramento constante e ainda os moradores poderão acompanhar o nível do rio e a quantidade de chuva através do site da Defesa Civil de Itajaí, que é atualizado a cada 10 minutos”, completa.
Os dados são importantes para que a Defesa Civil trace estratégias em períodos de cheias, enxurradas e outros eventos meteorológicos. O órgão acompanha as informações do sistema de telemetria através da sala de monitoramento.
Itajaí dispõe de nove pontos de telemetria e mais uma estação meteorológica. Enquanto a telemetria mede volume de chuva e nível do rio, a estação registra informações como umidade, temperatura, sensação térmica, direção do vento, velocidade do vento, radiação solar e ultravioleta, evaporação e pressão atmosférica.
A instalação do novo sistema foi finalizada nesta terça-feira. Ele fica perto da Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na ponte da rua Lídia Puel Peixer, no bairro Murta. No local, há uma placa com QR Code que direciona o morador para o site da Defesa Civil para consultar as informações de monitoramento. A tecnologia será estendida, em breve, para os demais pontos de telemetria do município.