BARRA VELHA
Prefeito e secretários são alvo de operação do Gaeco
Prefeito estaria entre os presos, junto com dois secretários
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Na manhã desta quarta-feira, operação do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) faz o cumprimento de oito ordens de prisão e 22 ordens de busca e apreensão autorizadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Houve buscas na prefeitura de Barra Velha, na casa do prefeito Douglas Elias da Costa (PL) e em endereços de secretários.
O prefeito estaria entre os presos, junto com dois secretários. Imagens divulgadas mostram que houve apreensão de armas, munições, dinheiro, celulares e documentos nos endereços das buscas. A prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.
A ação faz parte da Operação Travessia, que investiga crimes de organização criminosa, corrupção, peculato e fraudes em licitações no município.
Os fatos são investigados em procedimento investigatório criminal (PIC) que está em andamento pela Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público, com apoio do Gaeco, Grupo Especial Anticorrupção (Geac) e da Promotoria de Justiça de Barra Velha.
As investigações, que tiveram início em fevereiro de 2023, apontam supostos crimes de corrupção, com participação de agentes públicos e empresários, na execução de obras públicas. Em contrapartida, é investigado o recebimento pelos agentes públicos de vantagens indevidas dos empresários contratados, às custas de aditivos em série e pagamentos supervalorizados.
Na prefeitura da Barra Velha, as equipes do Gaeco e Geac chegaram logo no começo da manhã, tendo apoio da Polícia Científica. Os presos serão encaminhados à justiça para a audiência de custódia. Os nomes dos investigados não foram divulgados. “A investigação ainda corre em segredo de justiça, por determinação legal, mas, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas”, informou o MP.
O Gaeco é uma força-tarefa que atua contra organizações criminosas. O grupo é coordenado pelo MPSC e composto por integrantes da Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, da Secretaria Estadual da Fazenda, do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa. Já o Geac é um grupo de membros do Ministério Público que atua nas investigações e ações judiciais de combate à corrupção.
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.