DEZEMBRO LARANJA
Itajaí faz alerta sobre o câncer de pele
Vai rolar atendimento gratuito sobre a doença na Univali
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Depois de outubro ser o mês do rosa e novembro do azul, dezembro chega trazendo o laranja. O “Dezembro Laranja”, realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, busca orientar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de pele.
Em Itajaí, uma ação especial vai rolar neste sábado. Os moradores terão acesso gratuito ao atendimento de rastreio de câncer de pele e orientações sobre o risco da exposição solar. A iniciativa acontece das 9h às 15h no bloco F7 da Univali.
O mutirão de conscientização vai contar com a presença de dermatologistas e profissionais que atuam na rede municipal. O sistema de saúde de Itajaí conta com um sistema de encaminhamento para análise por dermatoscopia digital dos casos suspeitos de câncer de pele, apontou o médico Marcelo Watanabe.
O profissional é uma das presenças confirmadas na ação deste sábado. Ele explica que o exame pode ser solicitado por qualquer médico de uma UBS. Marcelo também destacou que na rede pública estadual, pelo menos dois casos novos de lesões malignas são diagnosticados todos os dias.
O médico ainda destacou que Santa Catarina tem uma incidência maior de casos em comparação com outros estados brasileiros. A estimativa nacional é de que 180 mil casos sejam descobertos anualmente, mas que em solo catarinense a quantidade é maior por conta da etnia. “A população de fototipo mais baixo (tons de pele mais claros) é proporcionalmente maior que o resto do país”, concluiu.
O câncer de pele é considerado o tumor maligno mais comum no Brasil. Caso a doença seja descoberta no início, as chances de cura são maiores que 90%.