Faltando praticamente um ano para as eleições municipais de 2024, os bastidores já estão pegando fogo em Balneário Camboriú. O prefeito Fabrício Oliveira (PL) não pode mais concorrer à reeleição, após ficar oito anos à frente do município, e precisa apoiar um sucessor. Enquanto o deputado estadual e ex-vice-prefeito de BC, Carlos Humberto Silva (PL), vem aparecendo como um nome ao executivo, o prefeito crava uma direta que ele não é o seu candidato a sucessor.
Para justificar a afirmação, o prefeito Fabrício lembrou o acordo feito antes das eleições de 2022, quando passou a apoiar a candidatura de CH para deputado estadual e também houve a entrada ...
Para justificar a afirmação, o prefeito Fabrício lembrou o acordo feito antes das eleições de 2022, quando passou a apoiar a candidatura de CH para deputado estadual e também houve a entrada do MDB no governo. O MDB, partido que fez histórica oposição ao prefeito Fabrício, entrou no governo com anuência do presidente da Alesc, deputado estadual Mauro Nadal (MDB), e do governador Jorginho Mello (PL), e com o acordo de garantir cargos no primeiro escalão da prefeitura e uma composição para concorrer às eleições municipais em 2024 aqui em BC.
“Firmamos um acordo – eu, vereadores da cidade e o então candidato -, que ele eleito deputado não disputaria as eleições para prefeito em 2024, assegurando a representação da nossa cidade na Assembleia – que é essencial. Como os acordos devem ser cumpridos, sigo com a mesma posição de 2022. O deputado Carlos Humberto não é o meu nome para dar sequência ao nosso projeto de cidade”, disse o prefeito, com exclusividade, ao DIARINHO.
Estão no ranking para concorrer ao cargo os secretários de Saúde, Obras e Educação, respectivamente, Omar Tomalih (Podemos), Osmar Nunes Filho (PL), o Mazoca, e Marcelo Achutti (MDB), além do presidente de Câmara de Vereadores, David La Barrica (Patriota). Sobre a escolha de seu sucessor, Fabrício Oliveira alega que os partidos estão discutindo nomes.
“Estamos caminhando para essa definição dentro do nosso grupo. Está muito bem encaminhado. Mas será um anúncio que provavelmente será feito no início do próximo ano. Cumprindo acordos, além disso o partido possui o mandato de prefeito em exercício, a decisão caberá à direção municipal do partido em Balneário Camboriú”, concluiu.
Tem boi na linha
O anseio do deputado Carlos Humberto ganhou força com a entrevista do deputado Ivan Naatz (PL), atual líder do governo Jorginho, no programa do Tigrão, de BC, e ao colunista JC, do DIARINHO. Ivan Naatz diz que haverá uma mobilização da bancada do PL na Assembleia Legislativa em prol da candidatura de CH. “Com todo o respeito às questões internas, o Carlos Humberto só não será candidato a prefeito se não quiser. Preenche todos os requisitos e é preparado. Tanto a bancada estadual como a federal desejam essa candidatura. Há um movimento político na Alesc neste sentido”, disse Naatz.
“Balneário Camboriú é uma cidade estratégica e importante no Estado e o PL não pode abrir mão de uma candidatura deste nível “, completou Naatz.
O DIARINHO tentou ouvir CH para saber se ele, de fato, se coloca como candidato à prefeitura de BC em 2024, mas até o fechamento desta matéria ele não respondeu ao contato da reportagem.