Penha
Vereador viraliza ao escoar água “na marra”
Italiano contou com a ajuda de enxada
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Os vídeos de um vereador tentando desobstruir valas com auxílio de uma enxada acabaram viralizando nas redes sociais e expuseram o drama vivido pela comunidade da região da Praia Grande, região do São Roque, em Penha, que tiveram e seguem tendo suas casas alagadas durante os últimos dias.
O vereador é Everaldo Dal Pozzo, o Italiano (PL), outrora aliado do prefeito Aquiles da Costa (MDB), mas agora crítico da atual gestão em várias demandas locais. Italiano aparece em vídeo gravado por moradores na quinta-feira (5), com a enxada, fazendo a água escorrer para aliviar a situação de várias casas atingidas.
“Isso aqui é uma situação fácil de resolver, mas a secretaria de Obras não olha pelo local”, acusa Italiano. “Há muito tempo, instaram tubulação de 60 centímetros, que hoje é insuficiente. Mas não canalizaram direito, e para arrumar, é bem simples, é só trazer uma tubulação do São Roque, da casa da falecida dona Beata, e ligar aqui na servidão que tem o nome dela”, sugere.
“Bem simples de ser resolvido, basta boa vontade. Até uma calha bem feita, bem limpa, já ajuda”. No vídeo, uma moradora que não aparece cita ainda que as melhorias que já existem no local foram feitas pelos próprios moradores, sem auxílio da prefeitura.
“A água corre dentro dos terrenos dos moradores. Não tem manutenção, e os proprietários como a Débora, o Trindade, sofrem com esses alagamentos”, cita Italiano, referindo-se a proprietários da comunidade.
Munido apenas de uma enxada emprestada por vizinhos, ele conseguiu fazer escoar boa tarde da água represada no morro. “Nem sempre precisa comprar uma máquina PC ou uma escavadeira; um grupo de homens com algumas enxadas amenizaria muito a situação”, falou ao DIARINHO.
O vereador acredita que moradores queriam quebrar seus muros para a água escoar, mas ele orientou que não fosse feito. Outros problemas estão nas ruas Araranguá, entre a avenida Alfredo Brunetti e a João Firmino Bittencourt, onde não há bocas-de-lobo ou estão obstruídas. “Precisa de um mutirão de consertos bairro por bairro”, reivindica.
Bombeiros precisam de enxadas
Na visão do vereador, falta planejamento no setor de obras. “Os bombeiros vieram nos pedir a doação de enxadas, imaginem, para colaborar com a secretaria de obras. Fui no Material de Construção Penha, conseguimos as enxadas doadas. Mas a prefeitura precisaria equipar melhor e programar melhor seus trabalhos”, observou.
O DIARINHO tentou ouvir a secretaria de Governo de Penha, para saber se há uma posição sobre o problema na Praia Grande, mas não houve retorno até o fechamento da matéria.