OUTUBRO ROSA
Unimed Litoral reforça alerta sobre prevenção contra o câncer de mama
Atividade física e controle do peso podem ajudar a evitar a doença
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
No mês de outubro, a Unimed Litoral reforça o alerta de que a melhor forma de evitar o câncer de mama é a prevenção ou a detecção precoce da doença. No mês dedicado a campanhas de esclarecimento, a instituição destaca algumas informações importantes como, por exemplo, que o câncer de mama afeta principalmente mulheres, mas também ocorre em homens.
A doença é a principal forma de câncer que atinge mulheres no mundo e os autoexames são importantes para detectar caroços e outras alterações nos seios, mas não substitui consultas e exames médicos regulares.
Os principais fatores de risco são: histórico familiar, idade avançada, predisposição genética, exposição a hormônios, obesidade e consumo excessivo de álcool. Embora a maior quantidade de casos ocorra a partir dos 40 anos, o câncer de mama pode afetar mulheres em qualquer idade.
Os sintomas podem incluir a presença de um nódulo ou caroço na mama, nódulos nas axilas ou no pescoço, mudanças na forma ou tamanho da mama, secreção no mamilo, alterações na pele da mama e dor, entre outros.
A atividade física regular e o controle do peso podem ajudar a evitar a doença e a detecção precoce é fundamental para o sucesso no tratamento.