Defesa Civil não descarta risco de inundação no final de semana
Preocupação é com regiões mais baixas da cidade; chuva será volumosa entre sábado e domingo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Rio Itajaí-mirim, além de cheio, está com uma forte correnteza
(Foto: Franciele Marcon)
A Defesa Civil de Itajaí informou nesta quinta-feira que não descarta possibilidade de inundação na cidade durante o fim de semana, especialmente nas áreas baixas do município, como Murta, Imaruí, parte dos Cordeiros e Santa Regina. Nesta quinta, várias ruas destes bairros já registraram alagamentos.
O órgão passou do estado de atenção para alerta durante a tarde. “Nós tivemos uma trégua da chuva hoje [quinta-feira], mas o nível dos rios continua elevado na região ribeirinha e a tendência ...
O órgão passou do estado de atenção para alerta durante a tarde. “Nós tivemos uma trégua da chuva hoje [quinta-feira], mas o nível dos rios continua elevado na região ribeirinha e a tendência é de que fique mais elevado durante o final de semana, já que nós temos previsão do retorno da chuva a partir de sexta à noite até domingo. Então, podemos sim ter inundação aqui em Itajaí”, disse o coordenador de monitoramento, Marinho Stringari.
Marinho destacou que a Defesa Civil segue acompanhando a situação pra avisar a comunidade com antecedência. O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros, ressaltou que o cenário pode mudar para o fim de semana. No momento, a previsão é de chuva intensa entre sábado e domingo, com volumes entre 100 e 150 mm. O órgão está com o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (Grac) desde terça-feira.
A bacia dos rios Itajaí-açu e mirim está cheia devido ao volume acumulado de chuva. O nível deve subir com a volta das chuvas na sexta-feira, aumentando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas e casos de deslizamentos. A situação mais preocupante é com o rio Itajaí-mirim, que tem menor capacidade de vazão que o Itajaí-açu.
O nível dos dois rios está com dois pontos em situação de emergência e três em alerta, pela medição nas estações fluviométricas do município. Outros quatro pontos estão dentro da normalidade. Em Blumenau, o nível do rio Itajaí-açu, que chegou a 8,78 metros, baixou nesta quinta-feira para 8,25 metros.
Ruas alagadas
O acumulado de chuva passou dos 80 milímetros, provocando alagamentos pontuais, principalmente no interior da cidade, nos bairros Arraial dos Cunhas, Canhanduba, Brilhante II, Itaipava, Espinheiros e Rio do Meio. Várias ruas do loteamento Jardim Esperança, no bairro Cordeiros, em Itajaí, tiveram trechos tomados pelas águas na quinta-feira, como nas ruas Gercino Manoel Correia, Romualdo Manoel Fagundes e Abílio Correia de Mello.
O mesmo ocorreu com ruas ribeirinhas do loteamento Bambuzal, no São Vicente, e no bairro da Murta, principalmente atrás da empresa GDC, na popular Vila da Miséria.
Correnteza fecha canal do porto
O canal de acesso ao complexo portuário de Itajaí está fechado desta quinta-feira por conta da forte correnteza no rio Itajaí-açu. Também devido às condições do rio, a balsinha da travessia entre a Barra do Rio, em Itajaí, e Machados, em Navegantes, teve as operações suspensas na manhã de quarta, mas voltou com uma embarcação à tarde.
O ferry-boat do centro seguiu funcionando normalmente, com quatro embarcações. A sujeira que desce pelo rio também compromete as condições. Galhos e troncos de árvores são levados pela correnteza para o mar. O complexo portuário tem apenas um navio atracado, no terminal da Braskarne. Um navio aguarda ao largo pra atracar na Portonave.
Chuva já provocou uma morte em SC; entre 54 cidades atingidas, oito estão em emergência
Relatório da Defesa Civil de Santa Catarina até quinta-feira apontava ocorrências relacionadas às chuvas em 54 municípios. Em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, um homem morreu ao tentar atravessar de bicicleta a correnteza de uma arrozeira e cair numa vala. Oito cidades decretaram emergência: São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio, Campo Alegre e Mafra.
As ocorrências nos municípios atingidos envolvem chuva intensa, alagamentos, deslizamentos de terra e queda de granizo. Na cidade de Timbó, no Vale Europeu, uma criança ficou ferida após a casa da família ser atingida por um deslizamento. Ela foi conduzida ao hospital e encontra-se estável.
No total, os bombeiros atenderam 111 ocorrências até quinta-feira. Nos municípios de Ponte Alta, Urubici e Pouso Redondo foram realizados atendimentos de busca e resgate de pessoas que estavam ilhadas. Apesar da trégua durante o dia, a chuva voltará intensa no fim de semana, com risco de enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos entre sexta e domingo.
Nesta sexta-feira, as instabilidades ganham força, com risco para temporais em todas as regiões, em especial no período da tarde. Os temporais virão acompanhados com intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Além disto, o volume de chuva em curto período de tempo pode provocar enxurradas e deslizamentos.
Entre noite de sexta e ao longo do sábado, áreas das regiões do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste podem registrar acumulados entre 150 e 200 mm, com risco alto para enxurradas e deslizamentos. No domingo, a chuva intensa se espalha para as demais regiões, com volume entre 100 mm e 150 mm no Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis.
Prefeituras suspendem aulas
As prefeituras de Balneário e Itapema anunciaram ontem o cancelamento das aulas na sexta-feira em todas as unidades da rede municipal de ensino.
O restante dos municípios da Amfri, como Itajaí, Camboriú, Navegantes, Penha e Piçarras manteve as aulas na sexta. “Nós estamos em constante diálogo com a Defesa Civil e, até este momento, temos condições de manter as aulas, mas claro, sempre atentos e tomando as providências necessárias diante de cada situação que, por ventura, for surgindo”, declara a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.
A Univali retorna com o trabalho e as aulas presenciais em todos os seus campi nesta sexta, após ter mantido somente atividades remotas na quinta.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.