ESTREIA
História de gêmeas trans brasileiras vira documentário na HBO Max
Irmãs realizaram a cirurgia de redesignação sexual em clínica de Blumenau
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Em homenagem ao mês do Orgulho LGBTQIA+, a HBO Max lançou o documentário “Gêmeas Trans: uma nova vida”. Ao longo dos seis episódios, a série acompanha a vida das brasileiras que se tornaram as primeiras gêmeas do mundo a fazer a cirurgia de redesignação sexual.
O procedimento foi realizado em Blumenau, na Transgender Center Brazil, sob o comando do médico José Carlos Martins Júnior. A cirurgia foi feita pelas irmãs Mayla e Sofia, aos 19 anos, em 2021.
O Dr. Martins, juntamente de sua equipe, é reconhecido até hoje como o único médico que fez o procedimento ao mesmo tempo em gêmeas trans. “Este feito foi desafiador, primeiro porque seriam duas irmãs passando pela cirurgia ao mesmo tempo e, depois, porque era algo inédito no mundo”, comentou. A clínica em que atua em Blumenau já realizou mais de 600 procedimentos de redesignação sexual.
Outro personagem catarinense que se envolveu na produção foi o jornalista Alex Ferrer. Durante a cirurgia, ele foi o responsável por divulgar a história a mais de 50 países. Alex deu suporte e criou um laço de amizade com as gêmeas. “A experiência de participar de um reality é incrível, nesse caso específico foi especial, me senti privilegiado em ser testemunha de uma história de amor e superação”, destacou.
A produção nacional é original Warner Bros e os três primeiros episódios já estão disponíveis na HBO Max e Discovery+. Os últimos três serão lançados na próxima quinta-feira.
A série documental acompanha as rotinas, desafios, escolhas e realizações das irmãs, que passam pela luta pelo reconhecimento e contra o preconceito. Atualmente, Mayla mora em Buenos Aires, capital argentina, enquanto estuda Medicina. Já Sofia vive no interior de São Paulo e cursa Engenharia.
Confira o trailer: