De olho
Imetro fiscaliza produção de tijolos em Itajaí e Navegantes
Ação é para checar os tamanhos de tijolos e blocos que, caso irregulares, deixam uma obra até 10% mais cara
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Mais de 130 mil tijolos foram vistoriados pelo Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) nesta semana – incluindo vistorias e fiscalizações ocorridas em olarias de Itajaí e de Navegantes.
A ação integra o Plano Nacional de Vigilância de Mercado, lançado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que conta com o apoio de todos os órgãos delegados no país. A fiscalização teve foco em componentes cerâmicos para alvenaria, como tijolos e blocos para construção civil.
Continua depois da publicidade
Segundo apurou a reportagem do DIARINHO, pelo menos 20% das olarias inspecionadas apresentaram irregularidades. Além de Itajaí e Navegantes, houve ainda fiscalizações em Joinville, São José, Tijucas, Canoinhas e Canelinha. O Imetro, entretanto, não detalhou quais cidades especificamente estavam com produtos irregulares.
“Este trabalho é muito importante pois um pequeno erro, por exemplo, de apenas 1cm nas dimensões dos tijolos, pode acarretar aumento superior a 10% no custo das paredes da edificação”, explica o diretor de Fiscalização da Qualidade, Maurício Marques Nazário.
Continua depois da publicidade
As irregularidades foram registradas nas dimensões dos tijolos, e ainda nas inscrições obrigatórias das empresas, também segundo informou Nazário.
Tijucas e Canelinha
bem na foto
Apesar de não apontar quais cidades registraram problemas, os fiscais elogiaram o destaque positivo nessa etapa: os fabricantes fiscalizados em Tijucas e Canelinha. Nas duas cidades, as amostras apresentaram 100% de conformidade, segundo informa o presidente do Imetro Alexandre Soratto.
Cada semana da operação faz a fiscalização de diferentes produtos. Nesta semana também estão sendo fiscalizadas máquinas de lavar e refrigeradores. Os consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato com a ouvidoria do Imetro-SC pelo telefone 0800 643 5200.