PARCERIA
Comitiva do Ministério da Pesca chega a Itajaí para discutir medidas de incentivo
Durante a visita será lançado um projeto para diagnóstico completo da pesca na região
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Itajaí recebe esta semana uma comitiva do Ministério da Pesca e Aquicultura para uma série de atividades de fomento ao setor. A programação iniciou com a assinatura de um contrato entre o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e o Sebrae para o projeto “Economia do Mar Foz”.
O projeto visa elaborar um diagnóstico preciso sobre a pesca industrial na região e ações que fomentem inovação e geração de novos negócios. A assinatura acontecerá no auditório do Sindipi, no centro de Itajaí. “Não temos como planejar o futuro sem ter uma visão clara da situação atual do setor. Esse projeto em parceria como o Sebrae vai ampliar o nosso conhecimento e nos amparar em nossas demandas”, diz o presidente do Sindipi Agnaldo Hilton dos Santos.
A assinatura do contrato aconteceu na tarde de segunda-feira durante o primeiro encontro da equipe do novo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) com armadores, industriais e pescadores da região que é atualmente o maior polo pesqueiro industrial do Brasil. “O setor da pesca é uma importante vocação de Itajaí e região. Nossos consultores vão apoiar de forma técnica a ampliação desse setor, com a aplicação de ações para desenvolver um diagnóstico direcionado. Consultorias e capacitações vão ser realizadas estrategicamente, visando fomentar de forma ordenada novos negócios. Nosso objetivo é promover a criação do Observatório da Pesca de Itajaí”, finaliza o gerente regional Foz do Sebrae, Carlos Kinchescki.
A equipe técnica do Ministério da Pesca vai permanecer na região durante toda a semana. Estão programadas reuniões com armadores de todas as câmaras setoriais do Sindipi, além de visitas técnicas a embarcações e indústrias.