O Corinthians anunciou nesta segunda-feira o nome de Vanderlei Luxemburgo como seu novo técnico. Multicampeão no futebol brasileiro, Luxa, como é conhecido, vai para sua terceira passagem pelo Timão. Ele assume o lugar de Cuca, que pediu demissão após a pressão de parte da torcida pela sua saída do clube, por conta de uma condenação por estupro na Suíça, em 1987.
Continua depois da publicidade
Aos 70 anos, Luxemburgo não comandava um time desde 2021, quando passou pelo Cruzeiro na Série B do Brasileiro. Sua estreia no comando do Timão será já nesta terça-feira, contra o Indepediente Del ...
Aos 70 anos, Luxemburgo não comandava um time desde 2021, quando passou pelo Cruzeiro na Série B do Brasileiro. Sua estreia no comando do Timão será já nesta terça-feira, contra o Indepediente Del Valle, às 21h, em São Paulo, pela Copa Libertadores da América.
Continua depois da publicidade
Nas passagens anteriores pelo alvinegro, Luxemburgo conquistou o Campeonato Brasileiro de 1998 e o Paulistão de 2021. Entre uma passagem e outra, ele comandou a Seleção Brasileira, vencendo a Copa América de 1999.
No currículo do treinador, ainda tem mais quatro títulos brasileiros, por Palmeiras (1993 e 1994), Santos (2004) e Cruzeiro (2003), onde também foi campeão da Copa do Brasil no mesmo ano. No Palmeiras, Luxemburgo ainda iniciou a campanha da Libertadores de 2020, sendo demitido para a chegada de Abel Ferreira, que levaria a equipe ao título continental daquela temporada.
Continua depois da publicidade
O sucesso no início dos anos 2000 no futebol brasileiro fez com que Luxemburgo fosse contratado pelo Real Madrid, onde disputou duas temporadas entre 2005 e 2006.