AULAS GRATUITAS
Penha inaugura a primeira Escola Municipal de Arte Culinária gratuita de SC
Espaço recebeu o nome de Dona Laci, cozinheira nascida em Armação do Itapocoroy
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



AULAS GRATUITAS
Penha inaugura a primeira Escola Municipal de Arte Culinária gratuita de SC
Espaço recebeu o nome de Dona Laci, cozinheira nascida em Armação do Itapocoroy
Penha vai dar oportunidade aos moradores da cidade de receber qualificação profissional gratuita de gastronomia. A cidade inaugurou nessa quinta-feira a primeira Escola Municipal de Arte Culinária de Santa Catarina. O espaço recebeu o nome de Laci dos Santos Leite, penhense conhecida por seu talento e conhecimento sobre a culinária local.
A escola fica na rua Nilo Anastácio Vieira, no centro de Penha.
Continua depois da publicidade
Cursos
Em maio começam os cursos profissionalizantes da chef Laura Rodrigues Cunha, a dona Laurinha, e sua equipe. As aulas serão para pessoas acima de 18 anos, para crianças de 9 a 13 anos no contraturno escolar, com foco na inclusão social, e em parceria com a Apae. Haverá aulas específicas para idosos. Os cursos serão de 200 horas de aula e os alunos serão certificados. As inscrições estarão abertas nos próximos dias.
Aulas práticas
Dona Laurinha explica que as aulas serão práticas, ensinando e aprimorando técnicas de corte, mise en place – arrumar e preparar a cozinha para confeccionar os pratos – e também a alta gastronomia.
Continua depois da publicidade
A chef dá aulas desde 1994 e tem uma equipe com três auxiliares: Elisangela Idalina Bento; Sueli Manske e Sara Francine Paulina.
Quem foi dona Laci
Dona Laci nasceu de parto em casa na Armação de Itapocoroy em agosto de 1939. Ela sempre foi muito ligada às atividades paroquiais na Capela de São João Batista e nas missas. Mas sua maior alegria era colaborar com a culinária popular tradicional nos festejos da igreja, fazendo bolos, tortas e tainhas recheadas.
Dona Laci também mandava bem em broas e doces caseiros, na cachaça consertada e nas comidas populares como pirão escaldado, peixe frito, peixe ao molho ou em caldo e mariscos. Em seus mais de 50 anos viúva buscou repassar seus conhecimentos em culinária a todos que a procuravam, sempre com paciência e carinho.
Dona Laci faleceu em junho de 2020. Teve um único filho -o Zézo - com seu marido Gervásio Leite, que faleceu em 1969, ao sofrer infarto enquanto pescava. Ela ainda adotou como filha de criação a menina Luci.