BLOQUEADO
Telegram é tirado do ar no Brasil por descumprir ordem judicial
Aplicativo não entregou dados sobre grupos neonazistas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O aplicativo de mensagens Telegram saiu do ar por determinação da justiça brasileira por não entregar à Polícia Federal todos os dados sobre grupos neonazistas que estão sob investigação policial. O aplicativo ficou indisponível no Brasil para as operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi, além de sumir das lojas de aplicativos do Google e da Apple.
Os usuários brasileiros do aplicativo notaram a plataforma fora do ar ja na quarta-feira. Mas a rede já apresentava falhas na noite de terça.
Continua depois da publicidade
O aplicativo apresentou apenas uma parte dos dados solicitados pela PF na última sexta-feira. O Telegram não indicou quais seriam os números de telefone dos integrantes dos grupos acusados de incentivar atos violentos em escolas e de formar células neonazistas.
Com o descumprimento da ordem judicial, o Telegram teve a multa aumentada de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia de recusa em apresentar as informações.
Continua depois da publicidade
Esta não é a primeira vez que o Telegram recebe uma ordem de bloqueio no Brasil. A rede já foi suspensa após não fornecer dados dos investigados por propagar discurso de ódio em 2022. Na época, a decisão veio do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A ordem foi revogada dois dias depois com o cumprimento da medida.