CALOTE
CEO do Hurb pede demissão após denúncia de calote e xingamentos a clientes
Empresário xingou consumidor de otário e debochou de reclamações
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

João Ricardo Mendes, CEO e fundador do Hurb, agência de viagens que era o antigo Hotel Urbano, pediu demissão do cargo nesta segunda-feira após polêmicas com calotes da empresa e a publicação de um vídeo em que xinga clientes. Em meio às denúncias por falta de pagamento a hotéis e pousadas, o empresário postou um vídeo nas redes sociais para responder às acusações e apenas gerou mais burburinho após ofender clientes e debochar das denúncias. Além disso, ele ainda expôs dados pessoais de um cliente em um grupo de WhatsApp.
O vídeo começa com o CEO tirando os sapatos em cima de um cartaz de protesto contra a empresa. O vídeo é cheio de referências ao filme Matrix e a Elon Musk, CEO da Tesla e dono do Twitter. A produção não foi bem recebida em meio às polêmicas de falta de repasse de dinheiro e ressarcimento por viagens canceladas durante a pandemia. O valor das dívidas pode chegar a R$ 140 milhões, de acordo com o jornal O Globo.
Continua depois da publicidade
Após a publicação do vídeo, segundo o jornal, João ainda xingou um cliente e expôs dados como CPF, número do cartão e do celular, e data de nascimento em um grupo de WhatsApp. O grupo era justamente de clientes que ainda não foram ressarcidos pelo antigo Hotel Urbano. No grupo, o CEO costuma mandar vídeos comprovando os pagamentos, mas dessa vez postou xingando o cliente do Mato Grosso do Sul de otário e debochando de sua denúncia através de uma ligação. O vídeo do WhatsApp foi apagado por um administrador do grupo após toda repercussão, mas foi repostado diversas vezes no Facebook e Twitter. O vídeo do perfil do Instagram continua ativo.
Em nota, João Ricardo Mendes diz que misturou o pessoal com a carreira e isso culminou no vídeo. Ele afirma que sua conduta e opinião pessoal não representam a empresa como um todo. Ainda de acordo com a nota, a perda recente da mãe, há menos de dois anos, fez o agora ex-CEO e Cofundador focar apenas no trabalho e isso teria dado errado.
O cargo de CEO deve ser ocupado por Otávio Brissant até nova decisão da diretoria da empresa.
Empresários de Penha também foram lesados
Em matéria publicada pelo DIARINHO, donos de hotéis e pousadas de Penha denunciaram a falta de repasse de diárias feitas pelo Hurb. A agência de viagens deve mais de R$ 30 mil para muitos empresários. O caso fez diversas pessoas deixarem de usar o Hurb como plataforma para planejar viagens.
Continua depois da publicidade