ITAJAÍ
Casa Burghardt vai ser restaurada
A construção de 1902 deve receber obras de revitalização em breve
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]






Uma das construções mais emblemáticas de Itajaí será restaurada. A obra da Casa Burghardt teve a ordem de serviço assinada nesta terça-feira. As obras devem começar em breve e o prazo de conclusão é de um ano.
A estrutura da rua Lauro Muller, no centro da cidade, pertence à Fundação Cultural de Itajaí. A casa foi construída em 1902 pelo alemão Reinhold Roenick e, ao longo dos anos, foi um grande centro cultural do município, recebendo diversas exposições e intervenções artísticas.
Continua depois da publicidade
A residência de estilo germânico é tombada pelo município de Itajaí e pelo estado catarinense. O patrimônio arquitetônico itajaiense tem 693 metros quadrados e a sua restauração tem um orçamento de R$ 3,9 milhões.
A ordem de revitalização da Casa Burghardt foi assinada pelo superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, e pelo arquiteto Cláudio Maiolino. O escritório em que Cláudio trabalha foi o vencedor da licitação para fazer o serviço.
Continua depois da publicidade
A empresa Albatroz já iniciou as ações preliminares necessárias, como limpeza da área e remoção de mobiliários. O restauro também deve ter um cuidado com a estrutura física. Além de novos sistemas elétricos e hidráulicos e a implantação de um elevador, que garante a acessibilidade.
O superintendente Normélio destaca a importância que as obras de restauro no prédio têm para Itajaí. “Todos sabemos da sua importância histórica, o restauro é necessário e aguardado pela classe artística. Quando as obras estiverem concluídas, a Casa Burghardt voltará a ser a sede da Fundação Cultural, da Galeria Dinyz Domingos, espaço de referência e fomento da cultura local”, conclui.