Bairro São Paulo
Rua de Navegantes virou lixão a céu aberto
Moradores reclamam que prefeitura não “vence” limpar o local; bairro já registrou cinco casos de dengue
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um dos pontos de maior registro de descarte de lixo irregular de Navegantes, a rua Júlio Madruga Mendes, no bairro São Paulo, está incomodando os vizinhos mais uma vez. Em fevereiro, foram retiradas 66 cargas de caminhão de entulhos e lixo, mas o local já está novamente tomado pela sujeira.
A situação gera a cobrança da comunidade e também a preocupação da própria prefeitura, que não “vence” combater o lixão.
Segundo a Secretaria de Saúde da prefeitura, além da poluição ambiental, o acúmulo de água parada das chuvas sobre entulhos favorece o surgimento de focos do mosquito da dengue – Navegantes confirmou 77 casos da doença, e 117 em análise na cidade. Deste total, cinco casos são no bairro São Paulo.
A moradora Maria N. S. reforçou ao DIARINHO que faz sua parte. Ela vive no São Paulo há 16 anos, mas lamenta o lixo jogado no local. “Eles parecem não ter cuidado com a saúde nem deles, nem da gente”, lamenta.
O setor de obras da prefeitura esteve novamente na comunidade nesta semana e alega que faz constantemente a coleta dos entulhos nos diversos bairros de Navegantes. Já a empresa Recicle, que explora a concessão da coleta, faz a retirada do lixo domiciliar e reciclável, mas não chega às áreas dos terrenos particulares.
Contratar a caçamba
A Recicle tem horários e dias fixos de coleta de lixo comum e reciclável, e o setor de Obras divulga constantemente as datas de coletas de entulhos nos bairros. Mas, para rejeitos de obras, é necessária a contratação de caçamba própria.
O setor de Vigilância Epidemiológica também reforça que tem aplicado inseticida através do fumacê – as últimas ações foram no bairro Nossa Senhora das Graças e na localidade do Porto das Balsas, locais com maior número de focos do mosquito Aedes aegypti no município.
O secretário de Saúde, Pablo Sebastian Velho, reforça que o fumacê não traz prejuízos à saúde, somente ao mosquito.