Itajaí
Estacionamento irregular no bairro Cordeiros continua um ano após a denúncia
Espaço foi alvo de reclamação diversas vezes e obriga pedestres a passar pelo meio da rua
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




Após um ano das denúncias publicadas pelo DIARINHO, seguem os problemas de falta de espaço para pedestres e ciclistas na esquina da avenida Reinaldo Schmithausen com a rua Eugênio Pezzini, no bairro Cordeiros, em Itajaí. Os moradores criticam a falta de ação da Codetran.
A situação, alvo de pelo menos três reportagens do DIARINHO em 2022, continua, e os moradores seguem com risco de atropelamento e com dificuldades, em especial nos dias de chuva. “Agora em março faz um ano que fizemos as denúncias sobre esse estacionamento ilegal. Mas a situação está pior. O povo segue se molhando porque tem de passar por cima da pista, embaixo da chuva, e sem falar no risco do atropelamento”, reforçou uma leitora.
Continua depois da publicidade
Segundo a moradora, comerciantes que teriam pintado suas fachadas como “área reservada” para estacionamento na frente de seus estabelecimentos, por conta própria, receberam em 2022 um prazo para regularizar a situação, mas nada mudou desde então.
“Fui informada na época que chamei pela Codetran que as denúncias já eram feitas dois anos antes. Agora então já faz três anos das denúncias anteriores à minha, e um ano da publicação do DIARINHO. Nenhuma medida prometida pela coordenadoria ou qualquer outra foi feita”, desabafa.
As denúncias do DIARINHO são de março e maio de 2022. Em 29 de abril de 2022, a Coordenadoria de Trânsito (Codetran) reconheceu aos moradores que o estacionamento estava fora da legalidade – uma pedestre passou o print da fala da Codetran ao DIARINHO na ocasião –, mas o problema segue. O Ministério Público também foi notificado no ano passado.
Os moradores da região novamente repassaram ao DIARINHO imagens recentes do problema: os pedestres e ciclistas em cima da pista, sem espaço na calçada, tomada por carros, furgões ou motos. “Para cadeirantes, pessoas com carrinhos de bebê passar pelo local, é um risco ampliado”, denunciou.
O novo coordenador da Codetran, Michel Vieira Duarte, foi procurado pelo DIARINHO, mas não retornou à reportagem.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.