Troca de gestão
Novo comandante-geral da Polícia Militar de SC assumiu nesta segunda-feira
Solenidade da posse contou com a presença de autoridades civis e militares
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A passagem do comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina ocorreu nesta segunda-feira. O coronel Aurélio José Pelozato da Rosa assumiu o comando da PMSC em substituição ao coronel Marcelo Pontes. A solenidade foi realizada na sede da Academia de Polícia Militar, em Florianópolis, e contou com a presença do recém-empossado governador Jorginho Mello (PL), entre outras autoridades civis e militares.
O coronel Marcelo Pontes agradeceu a todos que o ajudaram durante o período em que esteve à frente da corporação e disse que a sociedade catarinense precisa valorizar aqueles que colocam em risco a sua vida em prol de defender a vida de outros. Pontes se despediu da corporação e assinou na mesma solenidade seu pedido de reserva remunerada. Na ocasião, foi agraciado com as medalhas Corpo de Tropa, Lealdade e Constância e a Comenda Barriga Verde.
O novo comandante, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, nasceu na região da Serra catarinense e ascendeu ao posto de coronel da PM em maio de 2019. Pelozato iniciou a carreira militar em 1988 e concluiu o curso de formação de oficiais em 1992, quando foi declarado aspirante a oficial. Possui o curso de Engenharia de Informação e Mandarim realizado na Universidade do Exército de Libertação Popular da China.
O recém-empossado também possui em seu currículo o curso de especialização em estudos de política e estratégia. Possui também o curso superior de Defesa, realizado na Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa, no Rio de Janeiro.