TEMPORADA
Balneário Camboriú inaugura estrutura integrada de serviços na praia Central
Plantão de saúde, turismo e segurança será 24 horas na virada; central funciona na orla até o final de fevereiro de 2023
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O Centro de Controle Operacional (CCO) começou a funcionar nesta quinta-feira em Balneário Camboriú. A estrutura, montada na praia Central, é considerada o carro-chefe das ações organizadas pela prefeitura para a temporada de verão 2022/2023. Até o final de fevereiro de 2023, o local oferece à comunidade atendimentos na área de saúde, segurança, inclusão social e turismo.
Os contêineres da estrutura foram colocados em cima da faixa de areia, próximo à calçada. O CCO dispõe de atendimento todos os dias da semana, das 7h às 19h. Já a Guarda Municipal ficará 24 horas à disposição da comunidade. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, o funcionamento dos serviços será 24h.
O prefeito Fabrício Oliveira (PL) explicou que a estrutura foi pensada para unificar todos os serviços da cidade. A sincronia é necessária para que haja um tempo de resposta mais ágil no atendimento à população. A central já foi montada em anos anteriores. Nesta temporada, novos veículos foram adicionados à frota de segurança e o espaço do CCO foi ampliado.
“Há desde o acolhimento até a segurança. Não é só um serviço, é também um espaço urbanizado que dá às pessoas esse acolhimento importante que Balneário Camboriú faz”, explicou o prefeito.
Central de monitoramento tem 60 câmeras para auxiliar os agentes
Um dos contêineres do CCO abriga um comitê de crise formado por integrantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. É ali que fica uma central de monitoramento, onde os agentes conseguem acompanhar a transmissão ao vivo de 60 câmeras instaladas em todos os bairros de Balneário.
O secretário de Segurança, Gabriel Castanheira, disse que até o Réveillon mais câmeras devem ser instaladas, principalmente na área central da cidade, onde haverá maior concentração de público.
As câmeras são um espelho da central que já funciona na Segurança de Balneário Camboriú. Um agente fica de olho nas transmissões e quando flagra algo atípico, aciona os guardas que estão no patrulhamento para atender à ocorrência. O sistema das câmeras também flagra veículos com registro de furto. Um alerta pisca na tela e o agente comunica à central para que os guardas façam a abordagem.
Castanheira analisa que o Réveillon do ano passado foi tranquilo em Balneário Camboriú,. “A gente vai trabalhar do mesmo jeito para ter um resultado ainda melhor este ano. A estrutura melhorou, então acho que os resultados também serão melhores”, adiantou.
Plantão médico
A central, ao longo da temporada, terá atendimento com enfermeiras e técnicas de enfermagem. A equipe estará à disposição para aferição de pressão arterial, curativos, orientações e testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. A secretária de Saúde, Leila Crocomo, ressalta que esses atendimentos são fundamentais para diminuir a lotação dos atendimentos de urgência e emergência – como os prontos atendimentos (PAs) e o hospital Ruth Cardoso.
Excepcionalmente no dia da virada de ano haverá plantão com médicos no local. Será das 7h do dia 31 às 7h do dia 1º de janeiro – horário esperado para maior circulação de público.
A saúde mental também é alvo de cuidados. A secretaria de Inclusão Social disponibiliza os programas Abraço à Vida e à Mulher, além da abordagem social.
A equipe da secretaria de Turismo ajudará com informações sobre a cidade. Haverá ainda distribuição de pulseiras de identificação para crianças e idosos e sacolas ecológicas.