Itajaí
Vídeo viralizou: Bebê de 18 dias é salva por socorrista do Samu
Criança conseguiu voltar a respirar após manobras de desobstrução das vias aéreas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O caso de uma bebê de 18 dias de Itajaí que foi salva por socorristas do Samu após se engasgar viralizou nas redes sociais nesta semana. As imagens mostram a emoção dos pais quando a criança consegue voltar a respirar.
No vídeo, os pais da criança louvam a Deus pela salvação da pequena. Eles chegaram desesperados por volta das 16h em frente à base do Samu e dos Bombeiros Militares no bairro Fazenda.
A bebê já estava sem respirar quando eles descem do carro e imediatamente a colocam no colo de um dos socorristas. Ele a carrega na base do veículo da corporação, senta com ela posicionada entre os joelhos, e em menos de 15 segundos ela retoma a respiração.
Enquanto o pai, emocionado, parece orar com os pés e mãos no chão, a mãe levanta as mãos para os céus e em seguida abraça os socorristas. Edwilson Araújo, pai da criança, considerou que sua filha “nasceu de novo”, e informou que a esposa tentou reanimar a criança em casa, sem sucesso. Ela engasgou em casa, durante a amamentação.
No vídeo, o que chama mais atenção é mesmo a reação do pai ao ver a menina reagindo e respirando novamente.
A pequena foi atendida pelo socorrista Marcelo Fabra. Além da posição correta para o desengasgue da menina, os socorristas agem corretamente em todo o procedimento.
Marcelo agradece
Nas redes sociais, Marcelo agradeceu a reação de todos que viram o vídeo, e também por sua formação de socorrista. “Neste atendimento a um bebê está o meu esforço para fazer um curso que custa caro, além de anos de experiência que fizeram obter êxito”, considerou, referindo-se à chamada “manobra básica de desobstrução”. Ele tem 20 anos de experiência e é também técnico em enfermagem.