O transporte público de Balneário Camboriú será discutido nesta sexta-feira, em audiência pública marcada para as 18h30, na Câmara de Vereadores. O encontro foi convocado pela Comissão Parlamentar Especial do Transporte, presidida pelo vereador Eduardo Zanatta (PT), e terá a participação de representantes da prefeitura, de entidades e da empresa que toca o serviço de ônibus.
Continua depois da publicidade
O transporte coletivo em Balneário foi retomado há cerca de um ano, após a concessão da Expressul ser transferida para a PGTur. O contrato tem validade até 2027. Desde a volta das linhas ...
O transporte coletivo em Balneário foi retomado há cerca de um ano, após a concessão da Expressul ser transferida para a PGTur. O contrato tem validade até 2027. Desde a volta das linhas em dezembro de 2021, adaptações e melhorias foram feitas no serviço, conforme as demandas dos passageiros, mas o transporte ainda enfrenta queixas. Também há risco de a empresa largar a concessão se não houver ajuda financeira do município.
Continua depois da publicidade
A audiência pública integra o trabalho da comissão de transporte, criada em julho pra acompanhar o funcionamento do serviço, entender a forma de custeio e cobrar adequações para o melhor atendimento dos usuários. As reuniões do grupo iniciaram em outubro. A comissão é integrada ainda pelos vereadores André Meirinho (Progressistas), Marcelo Achutti (MDB), Anderson Santos (Podemos) e Cristiano Santos (PL).
Para o presidente da comissão, a audiência é importante pois será o momento em que todos moradores poderão fazer questionamentos. “Nós ouvimos durante estes quase 60 dias de trabalho os gestores, diretores e as empresas de transporte. Cada um fez seus apontamentos do que precisa melhorar no nosso transporte e estará no relatório final”, disse.
Continua depois da publicidade
A previsão é de que o relatório da comissão seja entregue até 12 de dezembro. “Agora precisamos que a comunidade esteja na audiência e também exponha as suas críticas e sugestões. É um momento importante porque é a população em geral que utiliza o transporte diariamente e conhece suas dores e onde precisa ser melhorado”, ressalta o vereador.
De acordo com a comissão, o diretor-presidente da BC Trânsito, Ricieri Ribas, confirmou presença na audiência. A PGTur recebeu convite e deve participar com a presença de um representante. Também foram convidados representantes de associações de moradores, de universidades e sindicatos.
Dinheiro pra custear
Em reunião neste mês, a comissão do Legislativo ouviu o sócio-administrador da PGTur, Rodrigo Gurzinski. Na ocasião, ele relatou que as expectativas da empresa em relação à demanda de usuários pelo serviço de ônibus não foram atingidas, dificultando a manutenção econômica do transporte. A empresa quer dinheiro pra continuar operando.
O pedido de um parecer sobre o reequilíbrio financeiro do contrato é analisado por uma comissão do município. Por meio do grupo, a prefeitura também analisa os custos do serviço e busca soluções para problemas como o baixo número de passageiros. A integração com o futuro sistema de transporte coletivo regional, que vai ligar as 11 cidades da Amfri com ônibus elétricos, é outro ponto em avaliação.
Enquanto isso, o município tem feito mudanças em linhas e horários pra aumentar a adesão de usuários e atender as necessidades de quem já usa o serviço. As últimas alterações foram em horários, com ônibus começando a rodar mais cedo, e em linhas com horários específicos em dias úteis, aos sábados e aos domingos.