Despedida
Gol sai de linha após 42 anos no mercado
Carro terá fabricação encerrada com produção de 1 mil unidades da série especial Last Edition
Juana Dobro [editores@diarinho.com.br]

O Volkswagen Gol, lançado em 1980, deixará de ser produzido depois de 42 anos de uma trajetória de sucesso no mercado automobilístico. Assim como a Kombi, que ganhou uma versão especial marcando o fim do modelo, bem como o Fusca, o Gol terá sua versão “Last Edition”.
Serão vendidas apenas 1 mil unidades do Gol Last Edition, que traz um design comemorativo e com alusão a modelos passados, como um emblema resinado semelhante ao desenho das rodas presente em outras gerações. O modelo também tem um faixa na lateral preta lembrando as versões aventureiras. A grade frontal não tem cromado, o que remete aos modelos dos anos 90. O interior traz volante, bancos e tapetes com costura na cor vermelha.
Continua depois da publicidade
Apesar de ter revelado o Gol Last Edition, a Volkswagen não divulgou todos os dados sobre motor e funcionalidades que vão equipar a edição especial. A expectativa é de que o modelo seja 1.0, com três cilindros e 84 cavalos.
História do Gol
Continua depois da publicidade
O Volkswagen Gol foi projetado no Brasil baseado em outros hatches da marca na Europa, como o Scirocco e o Golf, e estreou em 1980 com a dura missão de substituir o Fusca, que era o carro popular da marca no passado.
A primeira geração durou até 1996, embora o Gol tenha passado por três atualizações: uma em 1985, outra em 1986 e depois a partir de 1991 com linhas mais envolventes. Em 1993 surgia o Gol 1.000, versão ainda mais simplificada e equipada com motor 1.0. Mas em 1994 surgiu a segunda geração, batizada pelos fãs de Gol Bola.
A partir de 1999 a Volkswagen anunciou uma terceira geração, mas a plataforma era a mesma de 1994. Em 2008 nasceu a terceira geração do Gol, que foi a que durou mais tempo.