Itajaí

Ocupação urbana e EIV discutidos na câmara

Segunda audiência pública foi consultiva; vereadores apresentaram 15 emendas ao projeto de lei

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Audiência define critério para o Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV)
(foto: Joca Baggio)
Audiência define critério para o Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV) (foto: Joca Baggio)
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria

A noite de quarta-feira foi mais uma de embates acalorados na segunda audiência pública para a regulamentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) na câmara de vereadores de Itajaí. O debate gira em torno do projeto de lei e das 15 emendas legislativas em tramitação, que na sua grande maioria não são aceitas pelas entidades formadas por representantes da comunidade e de defesa ambiental. A polarização em torno assunto envolve representantes da construção civil, poder público, moradores, ambientalistas e conselhos municipais.

Os representantes da comunidade e ambientalistas alegam que muitas das emendas em análise afrouxam as restrições impostas no texto original e criam margem para o crescimento desordenado da cidade. Dizem ainda que a não exigibilidade do EIV dentro dos novos parâmetros sugeridos nas emendas coloca em risco áreas de preservação ambiental e aumentam o adensamento populacional, gerando problemas de infraestrutura básica e mobilidade urbana, a exemplo dos bairros Cabeçudas e Brava.

Continua depois da publicidade

Os principais pontos apresentados nas emendas são relacionadas a desobrigação das audiências públicas individuais para a liberação do EIV, limitando o estudo para obras de grande vulto; liberação de construção sem exigência do estudo para obras até 30 mil metros quadrados; desvinculação da obrigatoriedade para autorizações mediante a condição da outorga onerosa; e criação de critérios específicos para cada região do município. A justificativa para as emendas é a desburocratização dos processos.

“Estão eliminando critérios que são essenciais para a qualidade de vida da sociedade. Eles colocam limites de 30 mil metros quadrados para ambiente multifamiliar, enquanto o Ministério Público sugere um limite de 6 mil metros quadrados”, opina o representante da ong Viva Itajaí Rafael Gustavo Silva Pinto. Segundo o ativista, a metragem proposta na emenda equivalem a cerca de quatro prédios iguais ao que está sendo construído na orla de Cabeçudas. “Se as emendas afrouxarem o texto, o projeto de lei vai descaracterizar a outorga onerosa [que precisa ser uma exceção e não uma regra] e descaracterizar a comissão técnica”, pontua Rafael.

Continua depois da publicidade

Daniela Occhialini, presidente da Associação Comunitária de Moradores da Praia Brava, alega que é preciso levar em conta a mobilidade urbana e adensamento.

A promotora Nicole Lange de Almeida Pires, da 10ª Promotoria de Justiça de Itajaí, recomenda que o estudo técnico esteja em consonância com o zoneamento, o uso e a ocupação do solo da cidade. Ela defende que sejam levados em consideração o transporte público, o meio ambiente, o patrimônio cultural, a infraestrutura básica, a estrutura socioeconômica e os padrões funcionais e urbanísticos da vizinhança de cada obra.

Contra a burocratização

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, Rodrigo Lamin, com as emendas apresentadas o projeto de lei fica mais flexível e desburocratizado. Segundo o secretário, o excesso de regramento engessa as ações da construção civil na cidade e pode comprometer o crescimento do setor, que responde por uma importante fatia da economia local.

“O intervalo entre as duas audiências públicas possibilitou o aprofundamento dos estudos da Comissão Parlamentar Mista em torno do PLC e certamente teremos um texto final que vai garantir uma Itajaí melhor para nossos filhos”, diz Lamin.

A opinião é compartilhada pelo presidente do Sinduscon de Itajaí, Bruno Pereira, e pela advogada Liliane Mayer Fontenelle, representante da OAB de Itajaí; e por Ariane Cipriani de Sá, da ACII. “A lei precisa ter normas simplificadas, compatíveis com o zoneamento do município. O EIV deve seguir a particularidade de cada zona do município”, opina Ariane.

Para o urbanista Dalmo Vieira Filho, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a ferramenta precisa ser ágil, eficiente, e levar em consideração fatores como crescimento populacional, adensamento urbano e mobilidade, que precisam ser analisados individualmente para cada região do município.

Continua depois da publicidade




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.12.34.36

TV DIARINHO


🚁🌪️ RESGATE NA ILHA! Após enfrentarem ondas gigantes, dois pescadores naufragaram em São Chico e passaram ...





Especiais

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

meio ambiente

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

RESILIÊNCIA

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

PESQUISA

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

SEGURANÇA

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

entrevista

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”



Blogs

MDB da Dubai mais unido do que nunca

Blog do JC

MDB da Dubai mais unido do que nunca

Resultados do Bike Series 2025 em Interlagos

A bordo do esporte

Resultados do Bike Series 2025 em Interlagos

Outono é saúde mas tenha cautela dobrada!

Espaço Saúde

Outono é saúde mas tenha cautela dobrada!



Diz aí

"A gente praticamente dobrou o número de serviços semanais"

Diz aí, Aristides!

"A gente praticamente dobrou o número de serviços semanais"

Chefão da JBS Terminais participa do “Diz aí!” nesta quarta-feira

AO VIVO

Chefão da JBS Terminais participa do “Diz aí!” nesta quarta-feira

"O maior valor agregado está no contêiner"

Diz aí, Beto Cunha!

"O maior valor agregado está no contêiner"

Vereador Beto Cunha fala sobre polêmica das cargas a granel no Diz aí!

AO VIVO

Vereador Beto Cunha fala sobre polêmica das cargas a granel no Diz aí!

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"

DIZ AÍ, PADRE LINO!

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.