Abastecimento
Águas de Camboriú vai construir ETA
Esta será a primeira ETA do município. Investimento é de R$ 11 milhões
Juana Dobro []

A concessionária Águas de Camboriú anunciou que fará um investimento de cerca de R$ 11 milhões na cidade para construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e de um reservatório de um milhão de litros de água tratada. Os investimentos serão possíveis após a transferência de um terreno que vai sediar as novas estruturas. A área fica no bairro Santa Regina, na rua Projetada, e foi cedida pela prefeitura na semana passada.
A primeira ETA de Camboriú deve ser concluída no segundo semestre de 2023. A estação faz parte do contrato de concessão, mas ainda aguardava o terreno para ter início, conforme explica o secretário de Saneamento de Camboriú, José Pedro Costa, o Zé Pedro. “A ETA tinha que ter um terreno. Na época da concessão, o município ficou responsável por isso e agora todos os trâmites foram assinados, criou-se uma lei e passou pela câmara, está tudo ok”, explica ele.
Continua depois da publicidade
Para a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, uma nova etapa de mudanças se inicia. “O município começa, desta forma, o atendimento ao desejo da população de contar com uma ETA própria para a cidade. A estação seguirá os moldes da que foi construída em Bombinhas, com tecnologia de ponta, monitoramento 24 horas e capacidade de tratamento de 70 l/s, nesse primeiro momento”, explica.
O processo de emissão das autorizações e licenças ambientais já pode ser iniciado. O próximo passo é buscar a Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação na Fundação Camboriuense de Meio Ambiente. “Além da ETA, vamos instalar também um reservatório com capacidade de mil m³ [um milhão de litros] de água tratada. São obras e investimentos importantes para a saúde e qualidade de vida que a cidade merece e o respeito ao cumprimento do marco do saneamento”, finaliza Reginalva.
Continua depois da publicidade