PASSEIO PÚBLICO
Corte de árvores causa revolta em Balneário
Flamboyant e sombreiro foram derrubados por construtora
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O corte de duas árvores antigas no passeio da rua 1021, em Balneário Camboriú, está rendendo polêmica na cidade. Elas eram um flamboyant (Delonix regia Raf.) e sombreiro (Clitoria fairchildiana) e, segundo moradores, estavam entre as mais altas do município. Ambas foram removidas para dar espaço a um empreendimento da construtora CLN. Há menos de dois anos, as plantas já tinham sofrido corte parcial.
A empresa alega que a derrubada foi necessária, pois o tamanho das árvores atrapalhava os pedestres na rua, aumentando o risco de atropelamentos. .
Continua depois da publicidade
Para derrubar árvores em Balneário, a secretaria de Meio Ambiente deve ser consultada. Maria Heloísa Furtado, que chefia a pasta, diz que houve autorização pro corte, uma vez que a proximidade com a rede elétrica preocupava a prefeitura.
“Pelo parecer técnico as árvores estavam com os troncos em contato com a rede elétrica, já tendo sido feitas podas drásticas que resultaram em brotamento, que novamente entra em contato com a rede. Também foram observadas cavidades e pequenos buracos ao longo de seus troncos”, disse.
Continua depois da publicidade
Duas novas árvores já foram replantadas na proximidade. É um par de quaresmeiras, planta nativa brasileira com flores roxas.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.