Bandidos se passando por membros da facção carioca Comando Vermelho (CV) estão tentando aplicar golpes em moradores de Itajaí. Pelo menos três vítimas do bairro Cidade Nova foram procuradas por golpistas, via aplicativo WhatsApp, com histórias que tentavam extorquir dinheiro.
Continua depois da publicidade
O golpe é antigo, segundo a Polícia Civil. Os bandidos, usando um contato com número de DDD 81, alegam ser do grupo criminoso CV e fazem contato pelo Whats. Como "isca" pra um dos moradores ...
O golpe é antigo, segundo a Polícia Civil. Os bandidos, usando um contato com número de DDD 81, alegam ser do grupo criminoso CV e fazem contato pelo Whats. Como "isca" pra um dos moradores do Cidade Nova, eles postaram uma foto da família da vítima e alegaram que ela estava sendo apontada como denunciada pelo V. “Está correndo em três dos nossos GPS sua foto, número e endereço. Onde te apontam como cagueta, irmão. Ou seja, está denunciando nosso ponto de tráfico na região...”, diziam os bandidos.
Continua depois da publicidade
Os criminosos ainda alegam que, por conta denúncia, os traficantes perderam drogas e tiveram “irmãos” presos. A partir daí, os golpistas começam a ameaçar a pessoa e a família. “Errei ao dar continuidade na conversa, até porque estava com a imagem da minha família, que eles retiraram do Facebook”, conta o morador.
No meio da conversa com os golpistas, o morador passou a pesquisar na internet e descobriu que se tratava de um golpe. “No começo fiquei com receio, mas são tantos crimes digitais, que pesquisei e acabei verificando que se tratava de uma tentativa de extorsão. Cheguei a bloquear as redes sociais, até conseguir melhores informações”, explica a vítima.
Continua depois da publicidade
Logo após a investida, o morador descobriu mais três pessoas próximas que sofreram com as mesmas tentativas de extorsão. Ele resolveu trazer o caso à tona para alertar os moradores de Itajaí.
O delegado Eduardo Ferraz, da DIC de Itajaí, explica que o golpe é antigo, registrado em várias regiões do Brasil. A orientação para quem receber este tipo de mensagem é não dar conversa e bloquear o contato.