Aeroporto de Navegantes
Voos são cancelados por causa de nevoeiro; parapente cai no mar de BC
Durante as manhãs e noites a temperatura deve ser baixa, no pico do sol, durante as tardes, fará um forte calorão
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]




O forte nevoeiro do final da tarde de segunda-feira fez com que o aeroporto de Navegantes cancelasse pelo menos oito voos previstos entre 17h e 21h30. O nevoeiro marítimo deve permenacer na região durante a semana, segundo previsão do Laboratório de Climatologia da Univali.
Na noite de segunda, foram suspensas quatro partidas e quatro chegadas de aeronaves das companhias Latam e Gol. O saguão do aeroporto ficou lotado de passageiros que não puderam embarcar para o destino e aguardavam a remarcação das viagens. Os passageiros dos voos da Latam para Congonhas, das 18h20, 19h55, 20h45 e 21h30, e também os da Gol, das 19h30, para Guarulhos, não puderam decolar. Três aeronaves tinham previsão de decolagem até o fim da noite, mas não havia a certeza de embarque.
Continua depois da publicidade
O executivo J.M.J., de 57 anos, teve que remarcar a sua agenda de reuniões de diretoria devido o forte nevoeiro. J. tinha um voo saindo de Navegantes, às 19h55, para Guarulhos, em São Paulo, onde faria uma conexão imediata para São Luís do Maranhão. Com o fechamento do aeroporto, o avião de J. não decolou. Ele perdeu a conexão em São Paulo. J. e outros passageiros estavam na expectativa de remarcarem as passagens pela Latam.
Dois voos que desceriam em Navegantes também foram cancelados. As aeronaves viriam de São Paulo, às 17h e às 20h. Segundo as informações do site da Infraero, só havia dois voos da Azul com previsão de chegada na noite desta segunda-feira, vindos de Guarulhos e Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Nevoeiro marítimo

O climatologista Sergey Araújo explica que o nevoeiro marítimo, que atinge a região, atua entre Floripa e no norte de São Paulo. “O nevoeiro se forma pelo ar mais quente do continente soprando sobre o oceano mais frio. No oceano temos muita umidade, e assim facilita a condensação e formação desse nevoeiro, que é uma nuvem estratiforme”, explica.
Com a mudança de vento, ora o nevoeiro está mais no continente, ora mais para o mar.
“Os modelos indicam nevoeiros até quinta-feira, mas não necessariamente marítimos. Teremos nevoeiros radiativos”, informa. O nevoeiro radiativo se forma pela perda do calor do solo e é mais frequente nas noites, madrugadas e início de manhãs. Assim que o sol aparece, ele se dissipa.
Dias quentes e noites frias
Nesta primeira semana de julho, haverá um calorão de quase 30°C em Santa Catarina. A previsão é de condição de nevoeiro no início e fim do dia, ao menos até essa quinta-feira. Segundo o boletim do Laboratório da Univali, a semana será mais quente, com as máximas previstas até 26°C aqui no litoral. O Ciram/Epagri projeta temperaturas até 27°C na região, podendo chegar a 30°C no Oeste.
Continua depois da publicidade
As temperaturas serão fresquinhas nas madrugadas, com mínimas entre 13 e 15°C, e o calor vai predominar nas tardes. A presença das nuvens será constante até o domingo, com maiores ou menores períodos de sol na região.
A circulação marítima traz ainda a umidade do oceano, com formação de nuvens baixas. Na quinta, há previsão de uma nova frente fria entre SC e o Rio Grande do Sul, mantendo o sol entre nuvens e as temperatura altas.
"Cerração baixa e sol que racha"

Nevoeiros devem marcar a semana
Continua depois da publicidade
De acordo com Ciram/Epagri, a mudança no clima tem a ver com a atuação de um sistema “cavado” no sul do Brasil, associado a uma frente fria em deslocamento pelo oceano perto do litoral.
O fenômeno deixa o tempo instável, com nevoeiros e até chuva forte, dependendo das condições de temperatura e umidade. Para a região de Itajaí, a consequência prevista é de aumento de nebulosidade, com chance de chuva fraca, isolada e calor mais forte durante às tardes.
Uma nova frente fria é prevista na quinta-feira, com passagem rápida pelo estado, provocando chuva mal distribuída pelas regiões. Depois disso, o sol reaparece para o fim de semana. Pode voltar a chover entre o próximo domingo e segunda-feira, mas a partir de terça-feira que vem o tempo fica mais firme, com a chegada de uma massa de ar frio e seco, que trará uma nova friagem à região.
Você sabe o que é cavado?
Cavado é o nome técnico para uma área onde ocorre uma mudança no fluxo de ventos que provoca queda na pressão atmosférica. Para a região, a consequência prevista é de aumento de nebulosidade, com chance de chuva fraca, isolada e calor mais forte durante às tardes.
Continua depois da publicidade
Parapente cai no mar de BC no meio do nevoeiro

Um parapente de voo duplo caiu na praia do Buraco, em Balneário Camboriú, na tarde segunda-feira, e por pouco não ocorreu uma tragédia. O equipamento estava com dois ocupantes, que ficaram enrolados no parapente. Um deles quase se afogou depois de sofrer uma hipotermia. O outro apresentava cansaço extremo e muito frio.
O acidente ocorreu por volta das 17h, na praia do Buraco, na Barra Norte. Os dois voavam de parapente duplo quando caíram no mar bem na hora do nevoeiro baixo.
Havia pouca visibilidade e a situação piorou porque as vítimas ficaram enleadas com todo equipamento de voo e caídas no mar.
Os socorristas, que chegaram até o local de jet ski, tiveram que cortar boa parte do equipamento para facilitar o socorro. Uma das vítimas apresentava grau 2 de afogamento e estava prestes a entrar em um quadro grave de hipotermia.
O homem foi levado para a areia e recebeu o socorro dos guarda-vidas que estavam em terra. Os socorristas depois resgataram a segunda vítima, que apresentava cansaço e muito frio.
Os bombeiros ainda não informaram a temperatura da água do mar no momento da queda e nem o nome das vítimas do acidente.