Matérias | Geral


Aeroporto de Navegantes

Voos são cancelados por causa de nevoeiro; parapente cai no mar de BC

Durante as manhãs e noites a temperatura deve ser baixa, no pico do sol, durante as tardes, fará um forte calorão

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Cancelamentos lotou aeroporto na segunda (Foto: Leitor)


O forte nevoeiro do final da tarde de segunda-feira fez com que o aeroporto de Navegantes cancelasse pelo menos oito voos previstos entre 17h e 21h30. O nevoeiro marítimo deve permenacer na região durante a semana, segundo previsão do Laboratório de Climatologia da Univali.

Na noite de segunda, foram suspensas quatro partidas e quatro chegadas de aeronaves das companhias Latam e Gol. O saguão do aeroporto ficou lotado de passageiros que não puderam embarcar para o destino e aguardavam a remarcação das viagens. Os passageiros dos voos da Latam para Congonhas, das 18h20, 19h55,  20h45 e 21h30, e também os da Gol, das 19h30, para Guarulhos, não puderam decolar.  Três aeronaves tinham previsão de decolagem até o fim da noite, mas não havia a certeza de embarque.

O executivo J.M.J., de 57 anos, teve que remarcar a sua agenda de reuniões de diretoria devido o forte nevoeiro. J. tinha um voo saindo de Navegantes, às 19h55, para Guarulhos, em São Paulo, onde faria uma conexão imediata para São Luís do Maranhão. Com o fechamento do aeroporto, o avião de J. não decolou. Ele perdeu a conexão em São Paulo. J. e outros passageiros estavam na expectativa de remarcarem as passagens pela Latam.



Dois voos que desceriam em Navegantes também foram  cancelados. As aeronaves viriam de São Paulo, às 17h e às 20h. Segundo as informações do site da Infraero, só havia dois voos da Azul com previsão de chegada na noite desta segunda-feira, vindos de Guarulhos e Porto Alegre.

Nevoeiro marítimo

Nevoeiro marítimo vai de Floripa até o norte de São Paulo (foto: João Batista)
Nevoeiro marítimo vai de Floripa até o norte de São Paulo (foto: João Batista)

 


O climatologista Sergey Araújo explica que o nevoeiro marítimo, que atinge a região, atua entre Floripa e no norte de São Paulo. “O nevoeiro se forma pelo ar mais quente do continente soprando sobre o oceano mais frio. No oceano temos muita umidade, e assim facilita a condensação e formação desse nevoeiro, que é uma nuvem estratiforme”, explica.

Com a mudança de vento, ora o nevoeiro está mais no continente, ora mais para o mar.

“Os modelos indicam nevoeiros até quinta-feira, mas não necessariamente marítimos. Teremos nevoeiros radiativos”, informa. O nevoeiro  radiativo se forma pela perda do calor do solo e é mais frequente nas noites, madrugadas e início de manhãs. Assim que o sol aparece, ele se dissipa.

Dias quentes e noites frias

Nesta primeira semana de julho, haverá um calorão  de quase 30°C em Santa Catarina. A previsão é de condição de nevoeiro no início e fim do dia, ao menos até essa quinta-feira. Segundo o boletim do Laboratório da Univali, a semana será mais quente, com as máximas previstas até 26°C aqui no litoral. O Ciram/Epagri projeta temperaturas até 27°C na região, podendo chegar a 30°C no Oeste.


As temperaturas serão fresquinhas nas madrugadas, com mínimas entre 13 e 15°C, e o calor vai predominar nas tardes. A presença das nuvens será constante até o domingo, com maiores ou menores períodos de sol na região.

A circulação marítima traz ainda a umidade do oceano, com formação de nuvens baixas. Na quinta, há previsão de uma nova frente fria entre SC e o Rio Grande do Sul, mantendo o sol entre nuvens e as temperatura altas.

"Cerração baixa e sol que racha"

Nevoeiros devem marcar a semana  (foto: João Batista)

Nevoeiros devem marcar a semana 


 

De acordo com Ciram/Epagri, a mudança no clima tem a ver com a atuação de um sistema “cavado” no sul do Brasil, associado a uma frente fria em deslocamento pelo oceano perto do litoral.

O fenômeno deixa o tempo instável, com  nevoeiros e até chuva forte, dependendo das condições de temperatura e umidade. Para a região de Itajaí, a consequência prevista é de aumento de nebulosidade, com chance de chuva fraca, isolada e calor mais forte durante às tardes.

Uma nova frente fria é prevista na quinta-feira, com passagem rápida pelo estado, provocando chuva mal distribuída pelas regiões. Depois disso, o sol reaparece para o fim de semana. Pode voltar a chover entre o próximo domingo e segunda-feira, mas a partir de terça-feira que vem o tempo fica mais firme, com a chegada de uma massa de ar frio e seco, que trará uma nova friagem à região.

Você sabe o que é cavado?

Cavado é o nome técnico para uma área onde ocorre uma mudança no fluxo de ventos que provoca queda na pressão atmosférica. Para a região, a consequência prevista é de aumento de nebulosidade, com chance de chuva fraca, isolada e calor mais forte durante às tardes.


 

Parapente cai no mar de BC no meio do nevoeiro

Acidente aconteceu na praia do Buraco, na Barra Norte (foto: João Batista)
Acidente aconteceu na praia do Buraco, na Barra Norte (foto: João Batista)

 

Um parapente de voo duplo caiu na praia do Buraco, em Balneário Camboriú, na tarde segunda-feira, e por pouco não ocorreu uma tragédia. O equipamento estava com dois ocupantes, que ficaram enrolados no parapente. Um deles quase se afogou depois de sofrer uma hipotermia. O outro apresentava cansaço extremo e muito frio.

O acidente ocorreu por volta das 17h, na praia do Buraco, na Barra Norte. Os dois voavam de parapente duplo quando caíram no mar bem na hora do nevoeiro baixo.

Havia pouca visibilidade e a situação piorou porque as vítimas ficaram enleadas com todo equipamento de voo e caídas no mar.

Os socorristas, que chegaram até o local de jet ski, tiveram que cortar boa parte do equipamento para facilitar o socorro. Uma das vítimas apresentava grau 2 de afogamento e estava prestes a entrar em um quadro grave de hipotermia.

O homem foi levado para a areia e recebeu o socorro dos guarda-vidas que estavam em terra. Os socorristas depois resgataram a segunda vítima, que apresentava cansaço e muito frio.

Os bombeiros ainda não informaram a temperatura da água do mar no momento da queda e nem o nome das vítimas do acidente.

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.207.157.152

TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira



Podcast

Inflação e alta na taxa de juros

Publicado 06/08/2022 14:47



Especiais

Saúde

Salsicha, hambúrguer e nugget: pesquisa identifica agrotóxicos em alimentos

famoso

Garçom há 30 anos, Claudinho ama BC

Diversidade religiosa

Mestre Marne quebrou tabus para defender a fé nos orixás

conexão

Networker aproxima Balneário Camboriú das celebridades

Sem medo do trabalho

Dona Terezinha toca uma confecção aos 84 anos



Blogs

A bordo do esporte

Seleção Brasileira de Vela inicia treinos para SSL na Suíça

Blog do JC

Isaque Borba

Blog Doutor Multas

Desentupidora de pia em Moema: chegada rápida, orçamento sem compromisso e garantia no desentupimento

Blog do Ton

O Segredo dos Tubarões

Blog da Ale Francoise

Inclua inhame no seu dia!

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

Gabriela Kelm do Nascimento

“A maioria entende que o calçadão da Hercílio Luz deve permanecer porque foi um ganho para a cidade ”

Normélio Weber

"O Hermeto Pascoal vai estar ali. O Toquinho vai estar aqui. O Brasileirão, de Curitiba... Vai estar Chico César...”

Cláudio Werner

“O nosso clube é um formador de atleta olímpico”

Willian Cardoso, o Panda

"Saquarema provavelmente vai ser meu último mundial, aí eu vou estar focado no brasileiro”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação