Visionário
Morre Oilton Ferretti, dono de posto que era atração
Empresário criou a famosa Parada Ferreti, às margens da BR-101, em Barra Velha
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]







Barra Velha perdeu na manhã de terça-feira um de seus maiores empresários: Oilton José Ferretti, idealizador da Parada Ferretti, de Itajuba, e investidor do município desde os anos 70. Aos 77 anos, Oilton sentiu-se mal pela manhã e foi socorrido às 11h pelos bombeiros voluntários ao Pronto Atendimento.
A causa da morte, segundo informações extraoficiais, seria um infarto – ele chegou ao PA já com parada cardiorrespiratória. Até o fechamento desta edição não havia informações sobre o funeral.
Continua depois da publicidade
Oilton tinha empreendimentos por Santa Catarina, mas amava mesmo Barra Velha. O projeto da Parada Ferretti teve início em 1996, quando Ferretti começou a garimpar o material da mata nativa durante suas cavalgadas, numa área de cerca de 50 km do entorno da cidade de Barra Velha, onde já havia adquirido terras em 1971.
Na cidade, ergueu a maior árvore suspensa do Brasil, com 31 metros, a qual centraliza o restaurante do complexo de lojas, posto de gasolina, memoriais e oficinas.
Construção do posto
Natural de Água Doce, no oeste de Santa Catarina, Ferretti viveu às voltas com obras de infraestrutura rural. Em 2002, começou a construção do empreendimento que reuniria, além do posto, uma galeria de serviços e atrações culturais e ambientais – hoje um equipamento turístico privado de Barra Velha, de acesso livre, às margens da BR-101, na esquina com a rua Osmar Galm.
O espaço levou cerca de quatro anos para ficar pronto. No empreendimento, instalou troncos com medidas entre 18 e 25 metros de comprimento, os quais exigiam grande investimento, principalmente em tempo, para escavar, transportar e prepará-los para sua colocação na estrutura.
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.