Eleições 2022
Juliana, Anna e Evandro cotados pra deputados
PSDB articula primeiros nomes na região. Evandro recepciona lideranças tucanas nesta quarta, em Penha
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]

O PSDB de Santa Catarina começa a acenar com possíveis nomes para a disputa de vagas à Assembleia Legislativa de Santa Catarina e também à Câmara dos Deputados. Os nomes já cotados no litoral norte são a vereadora de primeiro mandato de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, e o ex-presidente da câmara de vereadores e ex-prefeito de Penha por dois mandatos, Evandro Eredes dos Navegantes, além da atual vereadora Anna Carolina Martins, de Itajaí. Nesta fase, se propõe a chamada “pré-candidatura”.
Evandro recepciona lideranças do ninho tucano na quarta-feira, a partir das 19h45, no kartódromo do Parque Beto Carrero, onde anuncia a intenção de disputar uma vaga em Brasília. Na visão do ex-prefeito, o cenário favorece uma candidatura no litoral norte e, principalmente, após sua gestão em Penha, a qual, segundo ele, teve média de aprovação superior a 65%.
Continua depois da publicidade
Já Juliana, filha do ex-governador Leonel Pavan, esteve sexta e sábado em Floripa participando de roda de debates que reuniu mulheres tucanas catarinenses e do cenário nacional. No encontro, Juliana foi incentivada e, segundo ela, “até pressionada” por lideranças a se candidatar à vaga de deputada.
Juliana afirmou que vai estudar o convite, mas não escondeu o propósito de seguir como vereadora e viabilizar uma possível candidatura a prefeita de BC em 2024. “Neste momento não tenho pretensão de candidatura. Quero continuar trabalhando para Balneário independente do posto que estiver, com o propósito de um dia poder contribuir como prefeita”, avaliou.
Continua depois da publicidade
A popularidade vinda dos programas de TV e a visibilidade do trabalho no Legislativo, segundo correligionários, são pontos a favor de Juliana, que é também procuradora especial da mulher da câmara.
A Alesc não é espaço novo para Anna. Em 2018, ela foi a candidata de Itajaí que mais recebeu votos, 32.199 – votação maior do que nove dos deputados eleitos. Por questões de legenda, não chegou. Atualmente, a tucana é a vereadora mulher mais bem votada de Itajaí e a segunda parlamentar mais votada do legislativo municipal, com 2504 votos. Ocupou temporariamente a cadeia da AL, por 60 dias no ano passado.
Anna: bem votada
A Assembleia Legislativa não é espaço novo para Anna Carolina. Em 2018, ela foi a candidata de Itajaí que mais recebeu votos, totalizando 32.199 – votação maior do que nove dos deputados eleitos. Por questões de legenda, não chegou. Atualmente, a tucana é a vereadora mulher mais bem votada de Itajaí e a segunda parlamentar mais votada do Legislativo municipal, com 2.504 votos. Ocupou temporariamente a cadeia da AL, por 60 dias. Em 2016, candidatou-se à Prefeitura de Itajaí, interrompendo período de 30 anos sem uma candidata mulher para o cargo. Conquistou 37.824 votos, não alcançando a vitória por apenas 0,75% dos votos válidos.