Dois anos depois
Porto de Itajaí retoma importação de veículos
Primeira carga desde 2020 chegou nessa terça-feira com 460 modelos da BMW
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]








Além da volta dos cruzeiros, a movimentação no porto de Itajaí na terça-feira foi marcada pela retomada das operações de importação de carros no terminal da APM. A 30ª atracação de navios com veículos importados é a primeira desde o início da pandemia, em 2020. O cargueiro Florida Highway chegaria na manhã de terça-feira mas teve mudanças no horário e atracou somente no fim da tarde.
O navio veio carregado com 460 veículos de modelos da BMW. Por questões comerciais do terminal, a Superintendência do Porto de Itajaí deve divulgar detalhes do carregamento e do cronograma de entregas só após a atracação do navio. A princípio, estão previstas escalas mensais de navios com os carros importados.
Continua depois da publicidade
Os cargueiros com veículos atracaram pela última vez em Itajaí em dezembro de 2019, com modelos da montadora General Motors/Chevrolet, pioneira no Brasil no segmento de transporte marítimo de veículos. Desde a primeira operação, em junho de 2018, foram 34.933 carros importados desembarcados pelo porto de Itajaí.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, a retomada das importações de carros sinaliza uma recuperação econômica em nível mundial. Ele lembra que a movimentação de veículos da GM pelo porto reduziu ainda no início da pandemia por razões cambiais e, depois, a importação parou de vez devido à retração da indústria automobilística, interrompendo as descargas em Itajaí.
Continua depois da publicidade
“A retomada desse tipo específico de carga, que não é um item de primeira necessidade, demonstra uma clara recuperação econômica mundial. E essa recuperação nos favorece muito em virtude de termos uma economia movida pela atividade portuária e toda a cadeia que ela movimenta”, analisa.
Os primeiros contatos para a volta das cargas de veículos foram feitos no fim do ano passado, segundo o secretário, se concretizando neste primeiro trimestre. “Ainda que os volumes iniciais sejam modestos, as perspectivas são de aumento gradual. Então, estamos muito confiantes”, destacou.
O secretário acredita que o porto deve voltar aos níveis pré-pandemia na movimentação de carros importados. “A expectativa é de que tenhamos uma escala por mês desse tipo nesse primeiro período e a tendência é de aumento, inclusive com outros importadores entrando na operação”, completa. O crescimento gradual é esperado na medida em que a atividade de comércio exterior engrene com a pandemia mais controlada nos países parceiros.
Retorno dos cruzeiros
O Costa Diadema, com 1215 passageiros, atracou no porto de Itajaí no início da manhã. Os visitantes que chegaram ao município elogiaram a limpeza e organização da cidade. A maioria, segundo o secretário de Turismo, Evandro Neiva, escolheu visitar a Praia Brava nas horas que permaneceram na cidade.
Itajaí também é porto de embarque dos passageiros e cerca de 110 pessoas ingressaram a bordo do navio nesta terça, inclusive uma família que perdeu o embarque em Santos e conseguiu iniciar a viagem a partir daqui.
Evandro conta que a secretaria de Turismo faz uma pesquisa para conhecer mais sobre os gostos dos visitantes. A pesquisa será divulgada no final da temporada. A próxima escala do Costa Diadema em Itajaí será no dia 22 de março.
Continua depois da publicidade