Balneário Camboriú
Margem do rio Camboriú terá parque linear por baixo da ponte na BR-101
Prefeitura lançou licitação pra contratar empresa que vai fazer os estudos da nova área de lazer
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A área debaixo da ponte da BR-101, às margens do rio Camboriú, entre o centro e o bairro Vila Real, em Balneário Camboriú, vai abrigar um parque Linear Ambiental. A prefeitura lançou licitação de R$ 146 mil pra contratar a empresa que ficará responsável pela elaboração dos projetos pra implantação do parque. A abertura e o julgamento das propostas será em 4 de março.
O novo espaço de lazer ficará numa área de 6.800 metros quadrados, ao longo de um trecho de quase 200 metros entre o final da rua 3700 e o início da rua Dom Afonso, a Via Gastronômica, no Vila Real. O local é um dos principais caminhos para o centro da cidade e passagem importante pra entrada e saída de Balneário e das marginais da BR-101.
Continua depois da publicidade
A proposta é de um parque com viés ecológico, cotendo espaços que envolvam o uso pra lazer e recreação e preservação ambiental. Ciclovia, passeios, deques, espaços “pet” e áreas verdes são previstos. A ideia é também que o parque sirva pra proteção da margem do rio, com manutenção e aumento da vegetação natural, espaços de contemplação e lazer na borda do rio.
O edital ainda pede que os projetos para a área permitam reduzir os efeitos dos alagamentos no trecho da rua 3700 sob a BR-101. A via é uma das primeiras a encher quando dá uma chuvarada, provocando o bloqueio do trânsito. Os estudos devem propor medidas pra que, mesmo em dias de chuva, a passagem de pessoas e veículos no local não seja prejudicada.
Continua depois da publicidade
A empresa a ser contratada deverá elaborar diversos projetos. Entre eles, estão levantamentos topográficos, estudos de solo, soluções de drenagem pra contenção de cheias, proposta de iluminação, projetos urbanístico, de paisagismo e de mobiliário urbano, projetos básico e executivo pra construção do parque e estudo ambiental simplificado, necessário pro licenciamento ambiental.
Após a contratação, a empresa terá três meses pra entregar todos os trabalhos. O projeto executivo é que vai indicar o custo para as obras e permitir elaborar a documentação pra licitação e construção do parque, o que virá numa segunda etapa.
Com as melhorias na área, o município espera revitalizar e valorizar um espaço que hoje tem alto grau de degradação. “A gente quer que as pessoas curtam a margem do rio”, destaca o gestor do Fundo de Outorga Onerosa, Rubens Spernau. Ele observa que o projeto também vai resolver um gargalo de trânsito no local, hoje com espaço apertado pra travessia de pedestres e ciclistas.
Segundo Rubens, a expectativa é licitar as obras neste ano. Os estudos técnicos é que vão dizer que tipo de estruturas e equipamentos o parque deve ter. A proposta já foi levada à Arteris Litoral Sul por pegar faixa de domínio da rodovia e também deve ser apresentada à secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Ponte será entregue
até junho
A implantação do parque deve ser feita após as obras das pontes sobre o rio Camboriú nas marginais da BR-101, tocadas pela concessionária Arteris Litoral Sul. A ponte da marginal leste, ligando o bairro da Barra com o centro de Balneário, foi entregue no ano passado.
Já a travessia na marginal oeste, que vai conectar o Vila Real com o bairro Nova Esperança, segue em obras, com previsão de conclusão até junho. Parte da área que vai abrigar o futuro parque está sendo usada como canteiro de obras pra construção da ponte.
Continua depois da publicidade
Os pilares e as vigas da estrutura já foram colocados, com os trabalhos seguindo na parte superior da estrutura. Segundo a Arteris, a construção da ponte em si, primeira etapa da obra, está com avanço de 95%. Estão em execução no momento as pré-lajes no passeio de pedestres, fabricação do guarda-corpo, mureta e acabamento.
A segunda etapa envolve o encaixe viário, a pavimentação e a contenção das margens do rio, prevista pra iniciar no dia 07 de março, com projeção de três meses para conclusão, finalizando todo projeto até a metade deste ano.