BALNEÁRIO
Vizinhos estão preocupados com corte de jambolão
Árvore frondosa fica no final da rua 3400 e está dando muitos frutos
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]















Uma linda e frondosa árvore de jambolão está ameaçada no final da rua 3400, aquela que faz bifurcação da 3500 com a 3420, no centro de Balneário Camboriú. Vizinhos denunciam que o síndico de um prédio próximo quer derrubar a árvore por conta da “sujeira” (frutos roxos) que ela deixa no chão.
Os protetores da árvore defendem que ela “não está incomodando ninguém”. “Os zeladores do prédio querem cortar a árvore porque, nesta época do ano, tem que limpar a sujeira causada pelos frutos”, conta um vizinho.
Continua depois da publicidade
O jambolão dá umas bagas roxo escuro, parecidas com azeitonas, que são excelentes para serem comidas direto do pé ou transformadas em compotas, licores, geleias. A fruta é rica em vitamina C e fósforo - importante para o combate de doenças cardiovasculares e câncer. A casca do caule também apresenta propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas e antidiabéticas, assim como as folhas, que têm uma ação hipoglicemiante.
Os vizinhos não acreditam que a secretaria do Meio Ambiente (Seman), de Balneário Camboriú, permitirá o corte da árvore. “A árvore é frutífera e ainda oferece uma deliciosa sombra para quem caminha pela rua”, conta outro morador.
Continua depois da publicidade
Maria Heloisa Lenzi Furtado, secretária de Meio Ambiente, confirma que recebeu um pedido de poda da árvore. “Foi autorizada a poda. A comunidade entrou com requerimento, mas apenas foi autorizada a poda. A árvore será mantida”, informou a secretária, que ficou de consultar as justificativas pra liberação da poda.
Se alguém tentar cortar a árvore, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 ou diretamente na Semam pelo telefone (47) 3267-7080.