Centro
Itajaí vai ter parque de esporte e lazer na beira-rio
Projeto está em fase de licenciamento e prevê área pública ao lado da marina
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




A foz do rio Itajaí-açu e a baía do Saco da Fazenda serão a vista do novo parque que Itajaí deve ganhar dentro de um ano. O projeto do Parque Ecológico e Náutico está em fase de licenciamento ambiental pelo Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e promete ser o novo cartão postal da cidade. A expectativa é de que a licitação possa ser iniciada em dois meses.
O parque ficará às margens do rio Itajaí-açu, no final da avenida Carlos Ely Castro, perto do Centreventos e ao lado da marina Itajaí. O espaço privilegiado, hoje desocupado, receberá equipamentos públicos de lazer e recreação.
Continua depois da publicidade
Quadras poliesportivas, área de eventos, parquinhos infantis, área de contemplação e pescaria, pistas de caminhadas e ciclovia farão parte da estrutura.
O projeto começou a ser elaborado em 2020 e ganhou a última versão recentemente. A prefeitura aguarda a licença pelo órgão ambiental para lançar a licitação que terá valor estimado em R$ 10 milhões. O terreno é área da União, sob gestão da Superintendência do Porto de Itajaí. O projeto já recebeu aval da secretaria de Patrimônio da União (SPU), mas deve passar de novo pelo órgão devido a alterações.
Após o início das obras, o prazo é de um ano para a conclusão. O engenheiro Auri Pavoni, assessor especial do gabinete do prefeito Volnei Morastoni, destaca que a proposta é fazer com que o espaço seja ocupado pelas famílias, com potencial de ser um dos mais frequentados da cidade, e valorizar o olhar de moradores e turistas para o rio.
“Queremos que as famílias se apropriem daquele espaço que hoje está sem uso. Em qualquer lugar do mundo, essas áreas são as mais valorizadas”, comenta.
A criação do novo parque se integra com outros projetos de urbanização e mobilidade previstos na beira-rio, no entorno do mercado Público e área central, também em andamento pelo município.
Estímulo ao turismo
Segundo o secretário de Turismo, Evandro Neiva, além de uma nova opção de lazer para os itajaienses, o parque será um atrativo turístico. As áreas de contemplação vão permitir ver de perto a passagem de navios e de outras embarcações.
“Vai ser uma nova opção para a população e para os turistas. Mais uma área pública que, com certeza, será uma das mais belas de Itajaí, uma área para observar a nova bacia de evolução”, destacou.
Continua depois da publicidade
A expectativa do secretário Evandro é de que o parque possa ficar pronto até a parada da The Ocean Race em Itajaí, a partir do dia 6 de abril de 2023, mas o cronograma vai depender do avanço da licitação e da execução das obras.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.