Matérias | Geral


Reconhecimento

Vila turística de Pomerode está entre as melhores do mundo

Rota do Enxaimel é selecionada pela ONU e tem destaque mundial

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, que reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável Foto: Divulgação


A Rota do Enxaimel, em Pomerode, foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, que reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente. O anúncio ocorreu na manhã de quinta-feira, em Madri, Espanha.


Mais de 170 destinos de 75 países inscreveram-se. Destes, apenas 41 foram selecionados. O roteiro catarinense é o único representante do Brasil. Para integrar o seleto grupo, a Rota do Enxaimel precisou demonstrar que está alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, entre os quais deve promover a igualdade de gênero, a produção sustentável de alimentos e o desenvolvimento econômico com oportunidades de trabalho decentes.

A cerimônia na Espanha ocorreu durante a assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, agência da ONU focada no desenvolvimento da atividade. Estiveram presentes o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o representante da Associação Rota do Enxaimel, Albert Sabin, e o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

Rota do Enxaimel

A comunidade da Rota do Enxaimel envolve cerca de 3 mil moradores de Pomerode, no bairro Testo Alto. Ali está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha. São 50 num percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. 

Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.

Continua depois da publicidade



A comunidade também preserva história e costumes em dois clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, em uma escola bilíngue (português-alemão) fundada há 150 anos, na culinária típica e no artesanato.

Além da herança da imigração germânica, o bairro conserva áreas de Mata Atlântica com nascentes de água, ribeirões e cachoeiras. É um exemplo de destino que harmoniza atividades econômicas como turismo, agricultura e indústria à preservação dos recursos naturais e das características genuínas da localidade.

Continua depois da publicidade



"O turismo na rota é uma possibilidade de sustentação econômica para preservação das tradições e do patrimônio. Os moradores estão se interessando pelo assunto, observando as oportunidades que o ambiente rural pode proporcionar além do que eles já estão habituados", explica Ivan Blumenschein, vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel.

A candidatura vitoriosa de Pomerode destacou a presença de mulheres na liderança de negócios instalados na vila, como a proprietária da Nugali Chocolates, Maitê Lang. Elas também contribuíram para a redução do êxodo rural como reflexo do desenvolvimento das atividades turísticas, parcerias público-privadas na promoção do turismo local, a segurança da região e a estrutura de visitação, com informações detalhadas para guiar o turista.

Como visitar

O website www.rotadoenxaimel.com.br e mapas impressos distribuídos em pontos estratégicos ajudam o visitante a descobrir as casas históricas, produtores de delícias como conservas, geleias, bolachas e chocolates, restaurantes e passeios pela natureza. Guias profissionais também conduzem turistas pela rota.

A Associação Rota do Enxaimel, fundada em junho deste ano, reúne empresas, entidades e negócios familiares que atuam em gastronomia, hospedagem, experiências, produtos coloniais, trilhas ecológicas, entre outros serviços do destino turístico.

Pomerode

Destino turístico consolidado na região do Vale Europeu, em Santa Catarina, Pomerode oferece atrações para toda a família. A Rota do Enxaimel é um dos roteiros obrigatórios que milhares de turistas percorrem todos os anos. A cidade também é sede do terceiro zoológico mais antigo do país, o Zoo Pomerode Bioparque, fundado em 1932.Nos últimos anos, “a cidade mais alemã do Brasil”, como é conhecida, vem recebendo novos empreendimentos turísticos na esteira do sucesso de grandes eventos, como a Osterfest, a Festa de Páscoa, a Festa Pomerana e o Festival Gastronômico de Pomerode.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





44.192.94.86

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 06/07/2022

Publicado 06/07/2022 21:11



Especiais

Cordeiros

Professora Rita de Cássia ensinou matemática a diferentes gerações de itajaienses

SUPERAÇÃO

Deficiência nunca impediu Jailton de fazer o que quis; até elevador em casa ele construiu

Centro de Itajaí

Bravacinas se transforma em referência em vacinação humanizada

Itajaí

Itajaí mantém protagonismo na pesca industrial

A riqueza vem pelo mar

Polo náutico reúne players mundiais do mercado de luxo



Blogs

Blog do Ton

18 Mediterrâneo lança novo menu

A bordo do esporte

Barco do YCSA lidera Mundial Junior de Lightning nos EUA

Blog do JC

Jorginho consegue aumento de indenização pras famílias do acidente da Chapecoense

Blog da Ale Francoise

Chá de sabugueiro!

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Doutor Multas

A Desentupidora mais próxima de você! Desentupidora de emergência 24h SP

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

Willian Cardoso, o Panda

"Saquarema provavelmente vai ser meu último mundial, aí eu vou estar focado no brasileiro”

Renata Teixeira Pinto Viana

"Não se indica cigarro eletrônico para alguém que queira parar de fumar"

Governador de Santa Catarina

"É importante destacar que as obras só avançam por conta dessa decisão de colocar recursos dos catarinenses nas rodovias federais”

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação