O município de Criciúma, no sul do estado, registrou, na quinta-feira, temperatura máxima de 38,9°C, recorde histórico em Santa Catarina pro mês de agosto. O recorde anterior para agosto era de 37,9°C em 2010. No litoral norte, o destaque foi para Camboriú, que registrou 30,5ºC, e Itajaí, 28,8ºC.
Continua depois da publicidade
O calor estendeu-se pra todas as regiões do estado, sendo mais intenso no litoral Sul, em Florianópolis e no Oeste. Também houve quebra de recorde de agosto em Içara (Sul), Santo Amaro ...
O calor estendeu-se pra todas as regiões do estado, sendo mais intenso no litoral Sul, em Florianópolis e no Oeste. Também houve quebra de recorde de agosto em Içara (Sul), Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas (Grande Floripa), cujos registros foram, respectivamente, 36,4°C; 33,3°C e 35,1°C. Nunca fez tanto calor em agosto nesses municípios.
Continua depois da publicidade
O inverno de 2021 tem mostrado os extremos: frio intenso e, agora, calor fora de época. Essa condição está associada a uma massa de ar quente sobre o sul do Brasil. Neste sábado, o aumento de nuvens e a rápida virada de vento para sudeste provocam uma ligeira queda de temperatura. A partir de domingo, volta a ficar quente em todo o estado. O calor no litoral pode ser menor em alguns dias por causa de nevoeiros marítimos.
O tempo seco deve continuar em Santa Catarina, segundo o boletim hidrometeorológico. A previsão para os próximos meses é de precipitações abaixo da média para o período. Caso isso se confirme, os níveis dos rios, em grande parte do estado, devem permanecer abaixo do normal até o início de 2022.
Continua depois da publicidade