SURFE
Ítalo Ferreira ganha primeiro ouro do Brasil
Brasileiro venceu a final contra o japônes Kanoa Igarashi e se tornou o primeiro campeão olímpico no surfe
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Terça-feira, quinto dia de competições na Olimpíada de Tóquio, teve ouro para o Brasil. O destaque foi para o surfista Ítalo Ferreira, que conquistou a primeira medalha de ouro do país no esporte que estreou nos Jogos Olímpicos.
Atual campeão mundial, Ítalo dominou a final contra o japonês Kanoa Igarashi, vencendo por 15.14 a 6.6. “Foi um dia incrível, especial, trabalhei muito para isso e acreditei. É incrível,” comemorou.
Continua depois da publicidade
A medalha de bronze ficou com o australiano Owen Wright, que venceu o brasileiro Gabriel Medina por 11.97 a 11.77 na disputa pelo pódio. Medina foi derrotado na semifinal por Kanoa Igarashi em um aéreo polêmico que colocou o japonês na decisão do surfe nas Olimpíadas.
Medina estava com a prancha na decisão do ouro, com dois aéreos no início de sua bateria que o deixaram em uma posição confortável. Só que faltando menos de 10 minutos pra final, Kanoa fez um aéreo e tirou nove, superando Medina.
Continua depois da publicidade
A polêmica no mundo do surfe era se o aéreo do japonês foi superior aos dois executados por Medina – ou se ele teve uma mãozinha dos árbitros pela disputa ter sido no Japão.
Natação
Na natação o Brasil conquistou o bronze com o gaúcho Fernando Scheffer na prova de 200 metros livres na terça. Leonardo de Deus se classificou para a final dos 200m borboleta ao registrar o segundo melhor tempo das semifinais nos Jogos de Tóquio.
Futebol e handebol
No futebol feminino, o Brasil conseguiu a vitória mirrada de 1 a 0 sobre a Zâmbia e enfrentará as canadenses nas quartas de final no estádio de Miyagi, na cidade de Rifu, na sexta-feira, às 5h. No handebol feminino, a seleção brasileira levou a melhor contra a Hungria por 33 a 27, no ginásio Nacional Yoyogi, em jogo da segunda rodada do Grupo B.
Vôlei
Já no vôlei de praia, Evandro e Bruno Schmidt venceram por 2 sets 0 (21/14 e 21/16). Já a dupla Ághata e Duda perdeu para as chinesas Wang e Xia por 2 sets 0 (21/18 e 21/14) e Alisson e Álvaro foram derrotados para os norte-americanos Phil Dalhausser e Nick Lucena por 2 sets a 1 (22/24, 21/19 e 13/15). No vôlei feminino, as meninas conseguiram uma vitória apertada contra a República Dominicana em sua segunda partida nos Jogos Olímpicos: 3 sets a 2. As brasileiras perderam o primeiro set (por 22/25) e venceram os dois seguintes (25/17 e 25/13), sendo derrotadas no quarto set (23 a 25). No tie-break deu 15 a 12 pro Brasil. Com isso, o time garantiu seis pontos e o segundo lugar no grupo A da primeira fase.
Continua depois da publicidade
Lutas
No boxe, o peso-pesado Abner Teixeira estreou com vitória e avançou às quartas de final contra o número cinco do mundo Chaeavon Clarke (Grã-Bretanha). O pugilista paulista, de 25 anos, ganhou por 4 a 1, na categoria acima de 91 quilos.
No judô, o Brasil teve duas quedas sem pódio. O brasileiro Eduardo Yudi perdeu na luta de estreia na categoria até 81kg. Já no feminino, Ketleyn Quadros, após vencer duas lutas e perder uma nas eliminatórias, ela foi para repescagem e acabou derrotada pela holandesa Juul Franssen. Ketleyn.
Tênis
No tênis de mesa, o carioca Hugo Calderano classificou o Brasil pela primeira vez às quartas de final das Olimpíadas. O atleta, de 25 anos, avançou ao vencer por 4 sets a 3 o sul-coreano Jang Woojin, com parciais de 11/7, 9/11, 6/11, 11/9, 4/11, 11/5 e 11/6. Calderano volta a competir na quarta-feira, valendo uma vaga na semifinal, contra o alemão Dimitrij Ovtcharov. No tênis, as brasileiras Luisa Stefani e Laura Pigossi avançaram às quartas de final da chave de duplas com vitória de virada sobre as tchecas Karolina Pliskova e Marketa Vondrousova.
Continua depois da publicidade
Outros esportes
O Brasil também marcou presença na disputa do triatlo com Vittoria Lopes, que finalizou a prova na 28ª posição, com o tempo de 2h3min9s. No badminton masculino, Ygor Coelho estreou com vitória no torneio simples. O brasileiro derrotou Georges Julien Paul, da Maurícia, por 2 a 0 (21/5 e 21/16). Já no badminton feminino, Fabiana Silva estreou com derrota. A brasileira enfrentou a ucraniana Maria Ulitina e perdeu por 2 a 0 (14/21 e 20/22)
https://twitter.com/timebrasil/status/1419952717489840132/photo/1
Continua depois da publicidade