ITAJAÍ
Pai denuncia falta de pediatra em UBS do Santa Regina
Secretaria de Saúde diz que o postinho conta com uma equipe completa de médicos, incluindo pediatria
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Um morador do bairro Santa Regina, que preferiu não ter sua identidade revelada, está denunciando a UBS (Unidade Básica de Saúde) da localidade onde vive por falta de pediatra. A secretaria de saúde de Itajaí, por sua vez, afirma que a equipe desta UBS está completa e que há pediatras atendendo.
A filha do denunciante, uma menina de nove anos, está com uma íngua atrás de uma das orelhas, fazendo com que sinta muitas dores. O pai pagou um ultrassom em uma clinica particular. Logo após o ultrassom, foi até o hospital Pequeno Anjo, e lá recebeu uma requisição para ser atendido na UBS do bairro Santa Regina.
Continua depois da publicidade
No dia 14 de julho esteve no posto de saúde para ser atendido, e chegando lá, descobriu que não tinha pediatra e que sua filha só poderia ser atendida por um clínico geral e então a consulta foi marcada para o dia 25 de agosto. O pai está revoltado com a demora no atendimento e preocupado com o estado de saúde da filha.
Em nota, a secretaria de Saúde de Itajaí esclarece que a UBS conta com uma equipe completa de médicos, incluindo a área da pediatria. O atendimento pediátrico é feito de segunda a quarta-feira, das 12h às 17h. Há acolhimento da demanda espontânea das 12h às 14h e consultas agendadas até o final da tarde. Devido ao grande número de pacientes, a unidade organizou o atendimento com triagem e consulta inicial com um enfermeiro ou médico da família. Caso este profissional não possa resolver a situação, o paciente é encaminhado diretamente ao médico pediatra de forma mais ágil. O responsável pela paciente pode falar com a gerente da unidade para receber mais esclarecimentos sobre esse atendimento.
Continua depois da publicidade