Inovação
Sesi/Senai terá escola integral e bilíngue em Itajaí
Atendimento será da pré-escola à educação continuada para a indústria
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Itajaí terá uma inédita estrutura da escola S, do Sesi/Senai, que deve ficar pronta até janeiro de 2022. O antigo prédio da Justiça Federal, na avenida Contorno Sul, abrigará a escola que vai ofertar educação básica, ensino fundamental, médio e educação continuada para trabalhadores.
O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira pelo presidente da federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
A Fiesc investirá R$ 38 milhões entre a compra do imóvel, reforma, mobiliário e equipamentos da nova escola, que abrirá as portas em janeiro de 2022, inicialmente com 690 alunos, com a meta de alcançar 1060 matrículas em 2025.
A promessa é de ensino de qualidade e mensalidades com custo acessível. “O Sesi e o Senai têm experiência de 15 anos com o ensino médio em Itajaí. Com esta nova unidade, as entidades vão atender estudantes da pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação continuada de jovens e adultos. Nosso interesse é oferecer uma educação de qualidade, que contribuirá para o desenvolvimento do município e do estado, incluindo mão de obra para a indústria”, explicou Aguiar.
Continua depois da publicidade
O diretor de educação e tecnologia da FIESC e diretor regional do Senai, Fabrizio Machado Pereira, explica que a proposta é de educação integral alinhada às tendências pedagógicas inovadoras, com destaque para a área tecnológica. “Queremos oferecer uma formação que propicie protagonismo aos estudantes para que desenvolvam competências em uma educação significativa mediada por tecnologias e muita experimentação”, adianta.
Ensino bilíngue
A escola atenderá a pré-escola, a partir de três anos e 11 meses, com 50 matrículas no primeiro ano de funcionamento. O ensino fundamental (1º ao 9º ano) terá 285 matrículas em 2022. O ensino médio terá 230 matrículas iniciais, além do contraturno iniciando com 125 matrículas em 2022.
Segundo o presidente da Fiesc, a escola será bílingue e terá parceria com a Universidade de Cambridge. Outras empresas parceiras serão a Google e as plataformas educacionais Mangahigh e Geekie. “Nosso projeto de educação é baseado no modelo Steam, com destaque em ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, com uma proposta de ser uma escola bilíngue, para que em 2024 ou 2025 ela seja uma escola trilíngue”, planeja Mario Cezar.
Sede na Contorno Sul
O prédio comprado pela Fiesc, que já abrigou a justiça Federal em Itajaí e anteriormente a Seara Alimentos, ocupa seis mil metros quadrados. São três pavimentos e haverá uma ampliação de mais de dois mil metros quadrados para a instalação de quadras poliesportivas.
A estrutura contará com 23 salas de aula, sendo nove multifuncionais ou de laboratórios, além de biblioteca, quadras poliesportivas e refeitório. Com o foco tecnológico, o espaço terá laboratórios de informática, artes, ciências, educação tecnológica e cozinha experimental.
Continua depois da publicidade
Suporte para a indústria bélica que chega à região
A Fiesc também planeja, a partir de janeiro de 2022, investir na expansão dos cursos técnicos profissionalizantes na unidade do Senai que fica no bairro Barra do Rio. “O Senai será contemplado com aquela unidade e faremos investimentos com uma reformulação daquele espaço para preparar os trabalhadores da região para as novas demandas da indústria local”, informou o presidente da Fiesc.
O objetivo é formar e qualificar mão de obra para trabalhar na construção das fragatas da Marinha do Brasil, no projeto que será executado pelo estaleiro Oceana, através do consórcio Águas Azuis.
Os investimentos da Fiesc em Itajaí vão ao encontro do que o prefeito Volnei Morastoni (MDB) planeja. “Itajaí é um celeiro de inovação e investimentos. E nenhuma área é mais importante para a cidade do futuro que a educação. Uma Itajaí moderna, inteligente e sustentável passa pela qualificação técnica e educacional de nossas crianças e jovens. Por isso, receber um investimento significativo nessa área é fundamental”, concluiu o prefeito.