Susto em Camboriú

Moradores são resgatados por causa de enxurrada

Loteamento Jardim Europa foi a localidade mais atingida na região

Jardim Europa, em Camboriú, foi a localidade mais afetada da região
(foto: divulgação)
Jardim Europa, em Camboriú, foi a localidade mais afetada da região (foto: divulgação)
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria

A chuva que atingiu a região entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira provocou deslizamentos de terra, queda de galhos e árvores e muitos alagamentos. A cidade mais afetada foi Camboriú, que teve bairros debaixo de água e a  prefeitura ativou um abrigo no ginásio municipal Francisco Duarte de Souza, no bairro Cedros, pra atender moradores atingidos pelas cheias. 

A defesa Civil registrou acumulado de 154 milímetros de chuva em 24 horas em Camboriú. A prefeitura ativou um abrigo no ginásio municipal Francisco Duarte de Souza, no bairro Cedros, mas não informou quantas pessoas estão alojadas.

Continua depois da publicidade

Em comunicado, o prefeito Elcio Kuhnen [MDB] informou que os alagamentos foram a soma das águas vindas do interior e a maré alta do rio Camboriú. O parque Linear transbordou e a água chegou até perto do fórum da cidade.

O loteamento Jardim Europa, no Santa Regina, foi o mais atingido pelos alagamentos. Casas foram alagadas e famílias tiveram que ser resgatadas das moradias.

Moradores foram tirados de casa com barcos e  até com máquinas escavadeiras. Uma das imagens mostra um grupo de crianças sendo levado por moradores dentro de uma caixa d´água. Outro grupo estava na pá da escavadeira. A cheia também invadiu veículos e bloqueou acessos, deixando famílias ilhadas.

O bairro Monte Alegre  também foi atingido, com casas e vias alagadas nas ruas Monte Verde, Monte Cruzeiro, Monte Roraima e Monte Branco. No interior do município, teve alagamentos nas estradas Geral do Braço, do Caetés e  Macacos, além da rua da Palha.

A secretaria de Educação suspendeu as aulas na quarta-feira das escolas do interior e das unidades Ivone Teresinha Garcia e CEI Otília Santos da Silva, no bairro Santa Regina, e da escola Arthur Schimann e CEI Odete Ramos Poltronieri, no centro.

Todas as equipes da defesa Civil estão nas ruas e seguem monitorando a situação e atendendo as ocorrências. Não houve registro de deslizamentos.

Parque inundável 

O professor Paulo Ricardo Schwingel, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, explica que os alagamentos que ocorreram na quarta-feira em Camboriú poderiam ter sido evitados se o parque inundável estivesse implantado.

Continua depois da publicidade

Rolou fake news sobre rompimento de barragem em Camboriú

Post bombou nas redes mas é fake

Com a cidade de Camboriú alagada, começou a circular uma fake news afirmando que a barragem do rio Camboriú rompeu e supostamente alagou boa parte da cidade. Segundo a Emasa, responsável pela captação e tratamento de água, e as prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú a notícia é falsa.

Continua depois da publicidade

A foto fake mostra o bairro Monte Alegre alagado e traz a legenda: “Camboriú agora, nesse momento, segundo informações, barragens de captação de água estouro. Lamentável”.

A prefeitura de Camboriú confirma que a cidade foi bastante castiga pelas chuvas, mas os bairros mais afetados foram o Santa Regina e o Jardim Europa – que não correspondem a foto que estava circulando.

Três embarcações do corpo de Bombeiros e máquinas da prefeitura trabalharam nos dois bairros para desobstruir ruas e fazer a água escoar. A área do futuro parque linear também ficou alagada.

Continua depois da publicidade

A Emasa informou que não houve rompimento de barragem e que os alagamentos de Camboriú não têm ligação com a captação de água feita pela Emasa no rio Camboriú.

A empresa diz que sempre que chove muito em um curto espaço de tempo, o nível do rio Camboriú sobe e passa por cima da barragem, que só mede apenas um metro e 35 centímetros. O nível do rio na manhã desta quarta-feira estava em 2,59 metros.

Escola atingida em Itajaí e avenida Panorâmica isolada

Água invadiu escola do Brilhante em Itajaí  (foto: Leitor)

Em Itajaí, as principais ocorrências foram em bairros da região rural. O volume de chuva no interior de Itajaí foi de 107 milímetros durante a madrugada. Conforme dados da defesa Civil, foram 172 milímetros de chuva em 24 horas. Só entre às 3h38 e às 9h38, foram 70 milímetros de precipitação em Itajaí.

Segundo a defesa Civil, mais de 30 ocorrências foram contabilizadas. Os relatos, na maioria, foram de deslizamentos de terra e erosões que danificaram e bloquearam ruas, pontilhões e pontes. Os bairros Brilhante, Campeche, Limoeiro, Itaipava (Baía), Km 12 e Fazenda foram os mais atingidos.

Na região do Brilhante, os bombeiros informaram que o nível do rio subiu e atingiu algumas casas próximas na madrugada. Já pela manhã, a água já havia baixado. Algumas ruas da zona rural ficaram trancadas por quedas de árvores e galhos.

Todas as equipes da secretaria de Obras foram destinadas para a recuperação da cidade. A defesa Civil trabalhou para atender os moradores em situação de risco, mas não houve registro de desabrigados. No bairro Campeche, lonas foram distribuídas pelos agentes.

No bairro Brilhante, a escola Básica Martinho Gervasi foi atingida por alagamentos.

A água invadiu o pátio, salas e cozinhas, obrigando a suspensão das aulas. Durante a manhã, os servidores trabalhavam na limpeza, com a retirada de lama e sujeira da escola.

O sistema de abastecimento de água em Itajaí também foi prejudicado. A turbidez no canal retificado do rio Itajaí-mirim, que fornece a água às principais estações de tratamento (ETAs), chegou em 1300 unidades (ntu), 30% acima do limite de funcionamento eficaz do sistema, no final da tarde de ontem.

Os principais reservatórios estão em cerca de metade da capacidade. A área mais afetada foi o Limoeiro, que teve a ETA paralisada. Manutenções emergenciais foram feitas em trechos da rede de distribuição de água na rua Mineral. Peças importantes do sistema de captação foram arrastadas pela enxurrada, precisando ser repostas. Nesta quinta-feira, a partir das 7h, a ETA será paralisada para desassoreamento do ribeirão Mineral, devido ao volume de sedimentos.

Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, houve um deslizamento de terra na avenida Panorâmica durante a madrugada. O passeio do lado direito da via foi atingido pela queda de barro e foi isolado temporariamente. Os agentes de trânsito prestaram apoio no local.

Na mesma região, a defesa Civil de Balneário registrou pontos de alagamentos na avenida das Flores. A via teve que ser interditada até que a água escoasse completamente.

 

Caixa d’água estoura e alaga PA de Penha

Moradora disse que chovia dentro das salas de atendimento

Durante a madrugada de  quarta-feira, o pronto-Atendimento de Penha teve salas e a recepção alagadas com infiltração de água pelo telhado e paredes. A caixa d´água transbordou após um problema na bomba.

A costureira Caroline Rohling, 30 anos, denunciou o caso ao chegar ao local, por volta das 4h30 da madrugada. Ela foi levar o marido e uma funcionária que estava com febre em reação à vacina da covi-19 e se deparou com o alagamento. A água também atingiu salas de consulta.

Vídeos feitos por Caroline mostram a água escorrendo pelo foco de luz na recepção e também infiltrações pelas paredes. Mesmo com o problema, ela conta que o atendimento não foi interrompido e as pessoas tinham que passar pela água.

O vazamento ocorreu em razão de um rompimento na bomba ainda no início da madrugada. Baldes foram colocados no chão e funcionários usaram rodos pra conter o alagamento.

Em nota, a secretaria de Saúde confirmou que houve um rompimento na caixa d’água na madrugada, causando uma infiltração da recepção. O problema foi resolvido pela equipe de manutenção e os atendimentos seguiram normalmente.

 

 



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.108


TV DIARINHO


O Aeroporto Internacional recebeu mais um caça supersônico F-39 Gripen, o avião de combate mais moderno ...



Especiais

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil

LABORATÓRIO

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil



Blogs

Univali em ritmo acelerado

Blog do Magru

Univali em ritmo acelerado

Prefeitona Ju Pavan segue forte nos bairros de BC

Blog do JC

Prefeitona Ju Pavan segue forte nos bairros de BC

Suplementação com Ômega 3

Blog da Ale Françoise

Suplementação com Ômega 3



Diz aí

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.