Matérias | Especial


Saúde da Mulher

Serviços públicos garantem proteção e atendimentos especializados

Prefeituras de Itajaí e Balneário Camboriú mantêm programas que atendem as mulheres através da rede pública

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Milene Rúbia Machado, 40 anos, recebeu assistência desde o pré-Natal dos gêmeos {Foto João Batista}


A oferta de serviços e políticas públicas voltadas à mulher é resultado da luta pela  igualdade de gênero. As conquistas são lembradas na passagem deste 8 de março - dia internacional da mulher.

Em Itajaí e Balneário Camboriú, além do atendimento na rede básica, os municípios têm programas específicos para a saúde integral da mulher, com ações de assistência social e enfrentamento à violência doméstica.

Na rede municipal de saúde de Itajaí, as mulheres têm acesso a uma série de serviços. Entre eles estão testes rápidos para diagnóstico e tratamento de doenças como sífilis, HIV e hepatites B e C, pílula do dia seguinte, planejamento familiar com oferta de laqueadura, métodos contraceptivos, entrega de preservativos, acompanhamento qualificado de pré-natal, incluindo gestações de risco, e assistência ao parto.



Serviços especializados em psicologia, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia também estão disponíveis, bem como exames preventivos de colo do útero, câncer de mama e doenças sexualmente transmissíveis. A rede ainda conta com grupos de vigilância contra violência, antitabagismo, terapia comunitária e consultório ambulante, que atende moradores de rua.

Segundo informa a enfermeira Ana Tereza Canziani Pereira Boschi, supervisora da área da Mulher da secretaria de Saúde de Itajaí, para as mulheres terem acesso a esses serviços, elas devem ir aos postos de saúde de sua região, onde são acolhidas e orientadas. Dependendo da situação, as pacientes são encaminhadas para centros especializados, após a realização da primeira consulta e solicitação dos exames necessários.

Esse foi o caso da microempreendedora Milene Rúbia Machado, de 40 anos, moradora do bairro Ressacada. Em 28 de março de 2020, bem no começo da quarentena, ela deu à luz ao casal de gêmeos Mirela e Michel. A atenção pré-natal começou pela unidade de saúde na Univali. Com a gestação de gêmeos, que é considerada de alto risco, Milene foi encaminhada para acompanhamento pelo centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (Crescem).


“O atendimento foi excelente, com uma equipe que te dá atenção”, diz. Os exames indicaram que ela tinha condição pré-diabética e ela também sofreu com um pouco de pressão alta durante a gestação, passando a receber acompanhamento com nutricionista.

“Era uma condição de gravidade. A gente pode ficar diabética após o parto e eles [os filhos] podem ficar diabéticos também”, conta. Os gêmeos nasceram de cesariana no hospital Marieta, onde Milene ressalta que também foi bem atendida. Prestes a completarem um ano de idade, Mirela e Michel começaram a frequentar o maternal na creche. “Como agora são menos crianças por turma, eles têm praticamente toda a atenção voltada pra eles”, conta Milene, que é mãe de outros dois filhos, Mila, de seis, e Misael, de três anos.

Propostas de avanços

O Crescem é uma das unidades especializadas de Itajaí, sendo referência para gestação de alto risco, procedimentos de laqueadura e vasectomia, e atendimento em mastologia e ginecologia. O local conta com ambulatório de pré-natal de alto risco. “É uma unidade de atendimento com médicos especializados, que tem uma gama maior de serviços para gestantes porque elas têm necessidade um pouco maior de acompanhamento”, comenta Ana Tereza, supervisora da Saúde da Mulher.

Ana tem propostas de novas ações voltadas à promoção da saúde da mulher, com foco na humanização da assistência, na integração com a rede de atendimento e no empoderamento da mulher pela defesa de seus direitos sexuais e reprodutivos. “A mulher precisa ser encorajada a assumir o papel de condutora de seu destino, detentora do poder de suas escolhas, conhecedora de seus direitos”, afirma.


Outra ideia é reforçar as políticas afirmativas para mulheres LGBTQIA+, imigrantes e negras, que são transversais a outras áreas, como educação, assistência social e segurança. A supervisora destaca que esses grupos têm necessidades específicas, como as de mulheres trans, que podem precisar de acompanhamento no tratamento hormonal. Há também o caso das mulheres haitianas, entre as quais há muitas gestantes. A diferença de idioma dificulta a comunicação nos atendimentos de pré-natal.

“As haitianas geralmente não falam português. Existe uma submissão maior e quem fala português são os maridos. Então elas vão pra consulta de pré-natal e a gente tem uma dificuldade tremenda de coletar informações importantes pra consulta,” relata. Pra melhorar o serviço, há um projeto para traduzir a carteira de gestante pro idioma das imigrantes, além de orientações de pré-natal e dos primeiros cuidados com o bebê.

Ana Tereza Canziani é supervisora da saúde da mulhar de Itajaí {Foto: Divulgação}
CRESCEM de Itajaí é referência para gestação de alto risco e serviços de planejamento familiar {Foto: Marcos Porto}

 

 


Rede integra vários serviços em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú também conta com uma rede de serviços públicos à mulher. As ações passam por atendimentos em saúde, preparação para o trabalho e políticas de proteção e prevenção da violência, todas interligadas. “Ter um olhar pra vida, pras questões femininas, envolve desde a questão emocional até a questão física. É um processo que tem que estar tudo integrado”, explica  a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello.

Na Casa da Mulher são oferecidas atividades físicas, cursos e grupos de apoio. Uma das áreas é a de atenção à saúde mental, com atendimento de psicólogos e terapeutas dentro do programa Abraço à Mulher, que também acolhe mulheres vítimas de violência, com orientação jurídica e encaminhamento à rede de apoio.

Pelo centro de Atenção à Família, há cursos como reforma de casa, gastronomia, panificação, costura, cabeleireira e estética. Conforme a secretária, o serviço ajuda as mulheres a exercer uma profissão, serem independentes e desenvolver a saúde emocional.

“Às vezes, a mulher está com algum problema de depressão, mas ela está com depressão porque está com um relacionamento tóxico, porque ela não tem um trabalho e tem que ficar dentro daquela relação”, considera Christina.

Balneário dispõe de políticas de proteção e prevenção à violência {Foto: Divulgação}
Balneário dispõe de políticas de proteção e prevenção à violência {Foto: Divulgação}

 


 

Violência contra a mulher na pandemia

O atendimento às mulheres vítimas de violência é um capítulo à parte entre os serviços da rede de prevenção e acolhimento. Pesquisas de órgãos nacionais e internacionais apontam que os casos de violência aumentaram durante a pandemia. Mas os números podem ser ainda maiores devido às dificuldades das vítimas em denunciar e acessar os grupos de proteção diante do isolamento social e maior tempo dentro de casa com o agressor.

A supervisora de Saúde da Mulher de Itajaí, Ana Tereza, analisa que, além de interferir diretamente nos casos de violência doméstica, a pandemia impacta na prestação de alguns serviços e na realização de grupos de interesses voltados às mulheres. “Os impactos a médio e longo prazo são um desafio que nos leva a ampliar o olhar também para o cuidado em saúde mental das mulheres de nosso município. Lutamos para garantir assistência integral às mesmas durante a pandemia”, comenta.

Para a secretária de Inclusão Social de Balneário, é preciso entender o processo da violência contra a mulher como uma questão estrutural nas ações de enfrentamento. O primeiro passo, afirma, é dar condições pra que ela possa ser dona da própria vida, o que passa pelo resgate da autoestima, cuidados com a saúde física e mental e conquista da liberdade econômica.

Christina lembra que 2020 terminou com quatro feminicídios em Balneário, sendo preciso sempre estar alerta. Pelo programa Abraço à Mulher, a vítima tem apoio desde o momento da denúncia até quando vai pedir a medida protetiva na delegacia ou quando decide procurar a família em outro lugar. O município dá a passagem e acompanha a vítima pra que ela entre em casa pra retirar os pertences sem correr o risco de ser agredida novamente.

Pesquisas de órgãos nacionais e internacionais apontam que os casos de violência aumentaram

{Foto: Marcos Porto}

 

  CONHEÇA OS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA À MULHER

Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres

1ª Vara Criminal de Itajaí

Trata dos crimes e medidas protetivas envolvendo mulheres vítimas de violência, com atendimento pela 6ª promotoria de justiça. Contatos pelo WhatsApp (47) 99156-4035 ou e-mail Itajai06PJ@mpsc.mp.br.

Defensoria Pública

Atende situações de violência doméstica, com trabalho de abordagem da vítima e do agressor, bem como seus familiares, pra evitar novos casos de violência. O núcleo de Itajaí atende pelo WhatsApp (47) 99987-3450 ou e-mail  atendimentoitajai@defensoria.sc.gov.br.

Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami)

Atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, com serviço psicológico.

Em Itajaí: rua Brusque, 367, com atendimento pelo telefone (47) 3398-6280 ou

e-mail: dpcamiitajai@pc.sc.gov.br

Em Balneário Camboriú: Marginal Oeste, s/n, com atendimento pelo (47) 3398-6638 ou e-mail: dpcamibalcamboriu@pc.sc.gov.br

Rede Catarina de Proteção à Mulher

Programa da polícia Militar de prevenção à violência doméstica e que fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas, com a patrulha Maria da Penha. Serviço está disponível pelo aplicativo PMSC Cidadão.

Comissão de Prevenção e Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar

Atende mulheres vítimas de violência, presta orientações jurídicas e participa de ações e campanhas preventivas

OAB Itajaí - E-mail: comissaoviolenciadomestica@gmail.com

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Discute e fiscaliza as políticas públicas relativas aos direitos da mulher

Em Itajaí: (47) 3248-9483 / e-mail conselhodamulheritajai@gmail.com

Em Balneário Camboriú: Telefone: (47) 3367-0129 / e-mail: comumsdis@gmail.com

Delegacia Virtual

Registra ocorrência de violência doméstica

https://www.pc.sc.gov.br/servicos/delegacia-virtual

Denúncias

Polícia Militar – 190

Disque Direitos Humanos – 100

Central de Atendimento à Mulher – 180

Polícia Civil Por Elas - (48) 98844-0011 (WhatsApp e Telegram)

Guarda Municipal – 153

ONGs

Associação do Câncer Amor Próprio

Apoia e acolhe mulheres com câncer de mama ou ginecológico.

www.amorproprio.com.br

(47) 3349-3661

Espaço Câncer com Alegria

Ampara mulheres com câncer, com ações de fortalecimento das mulheres e campanhas na área do câncer de mama.

espaçocancercomalegria@gmail.com

(47) 9-9937-3867

Rede Feminina de Combate ao Câncer

Acolhe portadores de câncer e seus familiares, com apoio assistencial de proteção, e realiza exames preventivos de câncer de colo útero e câncer de mama.

Itajaí:

www.redefemininaitajai.com.br

redefemininaitj@gmail.com

(47) 3246-4853

Balneário Camboriú:

www.rfcc-bc.com.br

secretaria@rfcc-bc.com.br

(47) 3360-8940

Vidas Recicladas – Casa das Anas

Acolhimento institucional provisório para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, acompanhadas ou não de seus filhos e/ou dependentes.

Itajaí: (47) 3248-4802

Balneário Camboriú: (47) 99629-9113

Rede Santa Paulina – Casa do Peregrino

Em Itajaí, a unidade compõe a rede socioassistencial do município, com acolhimento de mulheres entre 18 e 59 anos em situação de rua, com ações de proteção e resgate de vínculos sociais.

Contatos: (47) 3083-3050 / casadeacolhimentosantapaulina@pronalu.org.br

Comunidade Terapêutica Conviver

Serviço de atendimento e tratamento de mulheres adultas com problemas decorrentes ao uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas, em situação de risco, vulnerabilidade social e familiar.

Contatos: (47) 3349-6474 / conviver@conviversc.org.br

SERVIÇOS MUNICIPAIS

Itajaí

Coordenação Saúde da Mulher:

Responsável pelas ações de assistência à mulher em todo o ciclo de vida, contemplando as políticas públicas existentes.

(47) 3249-5529

E-mail: saudedamulher@itajai.sc.gov.br

Crescem:

Centro de referência com serviços especializados de saúde para mulheres e crianças.

(47) 3908-5722

E-mail: crescem@itajai.sc.gov.br

Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência:

Reúne diversos órgãos, entidades e projetos com ações de prevenção da violência, combate ao preconceito, proteção social e atendimento interdisciplinar.

(47) 3249-5541

E-mail: rede.violencia@itajai.sc.gov.br

Creas:

Serviço de referência ligado ao sistema de Assistência Social que atende pessoas com direitos violados e que esteja em situação de risco, como mulheres vítimas de violência doméstica.

(47) 3348-1774 / (47) 3349-5527

Balneário Camboriú

Núcleo de Atenção a Mulher (NAM):

Unidade de referência em atendimentos médicos especializados para a saúde da mulher.

(47) 3367-7046

Programa Abraço à Mulher:

Oferece proteção para as mulheres vítimas de violência, com atendimento psicossocial, orientação jurídica e redes de apoio.

(47) 99982-1906

Creas:

(47) 3398-2360

Gru po de Proteção à Mulher da Guarda Municipal:

Atende emergências de mulheres vítimas de violência e recebe denúncias.

(47) 9982-2275

Casa da Mulher e do Voluntariado:

Centro de convivência que oferece cursos e oficinas gratuitos, clube de mães, grupos de apoio, atividades físicas e esportivas, assistência em saúde e atendimentos de outros programas do município.

(47)  3264-0192




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






44.204.218.79

Últimas notícias

AEGEA

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Violência 

Três homens são executados no bairro Quinta dos Açorianos 

BALNEABILIDADE

BC fecha temporada com maioria dos pontos liberada pra banho na praia Central

ECONOMIA

Marca chinesa de veículos elétricos quer abrir indústria em Santa Catarina

Futebol

Santos vence o Bragantino e se garante na final do Paulistão

Tênis

Tenista de Itajaí derrota segundo melhor do Brasil

Barra Velha

Homem que matou sufocada a companheira é condenado a 14 anos de prisão

OSVALDO REIS

Senhor sofre infarto em caminhão cegonha

Semana Santa

Preço do salmão caiu e o do charutinho sobe

para 2025

BMW apresenta novo SUV elétrico



Colunistas

JotaCê

Novidades no porto

Coluna Esplanada

Aversão à GLO

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Gente & Notícia

Férias na Tailândia

Ideal Mente

A síndrome do coelho de Alice

Via Streaming

“Anatomia de uma Queda”

Show de Bola

Planejamento iniciado

Direito na mão

Guia da aposentadoria por incapacidade permanente

Coluna Exitus na Política

Ética para civilização tecnológica

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Na Rede

Internet: Confira os destaques da semana do DIARINHO

Jackie Rosa

A alegria dos Bellini Morastoni

Histórias que eu conto

Aviação II

Coluna do Ton

No clima do Peru

Foto do Dia

Imponente

Artigos

Aniversário da praça dos Correios

Coluna Fato&Comentário

Jesus dos Passos: 100 anos nas ruas de Itajaí



TV DIARINHO


A cidade tem 2888 doentes confirmados. A soma das mortes causadas pela doença é só de casos em 2024. ...





Especiais

Itajaí

Projeto “Elas no Legislativo” inspira estudantes a abraçarem a participação política feminina

ALQUIMISTA DOS SABORES

A fabulosa cozinha multicultural de chef Fátima Vanzuita

Barbie

Da boneca preferida ao empoderamento feminino

TRAJETÓRIA DE UMA ENFERMEIRA

De contratada sem experiência a idealizadora de atendimento inovador

Visionária

O impossível não existe no vocabulário de Miriam de Almeida



Blogs

A bordo do esporte

Inaê Transbrasa corre em Ubatuba

Blog do JC

Pinho Moreira é o novo superintendente do Porto de Itajaí

Blog da Jackie

De hoje a domingo na Marina Itajaí

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Dossiê com 9 plantas que podem afastar o mosquito da dengue!

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

Robison Coelho

"Nós não estaremos com o MDB aqui em Itajaí”

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação