Novo temporal volta a causar estragos

Região sofreu com apagão, destelhamentos e quedas de árvores; rajadas tiveram pico de 98 km/h na região da Fazenda, em Itajaí

miniatura galeria
miniatura galeria

ventania que atingiu a região no fim da noite de domingo voltou a provocar estragos, com casas destelhadas, quedas de placas, de árvores e até um apagão que atingiu mais de 60 mil endereços. Na manhã de segunda-feira, cerca de 30 mil unidades consumidoras seguiam sem energia, conforme a gerência regional da Celesc. No fim da tarde, moradores do bairro Cabeçudas ainda relatavam problemas com a rede de energia.

A Celesc diz que trabalhou durante o dia pra atender os chamados, mas não tinha previsão de normalização total do fornecimento.

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A Celesc diz que trabalhou durante o dia pra atender os chamados, mas não tinha previsão de normalização total do fornecimento.

Continua depois da publicidade

A defesa Civil de Itajaí atendeu cinco ocorrências na madrugada em razão do vendaval de domingo à noite. A velocidade média das rajadas foi de 38 km/h, conforme registro do órgão. O maior pico registrado, segundo o monitoramento da estação do laboratório de Climatologia da Univali, no molhe da praia da Atalaia, foi de rajadas de 98 km/h às 23h05 de domingo.

O vendaval provocou quedas de árvores e destelhamentos nos bairros Fazenda, São Judas e Espinheiros. A situação mais grave foi na rua Amaro Jaques, no bairro Fazenda, onde o vento destelhou parte da cobertura de uma moradia.

A manicure Débora Jaqueline Nunes, de 37 anos, conta que era perto das 22h30 quanto o vendaval arrancou as telhas, descobrindo os quartos e a sala. O telhado era novo e tinha sido colocado após o temporal ocorrido no início do mês. No momento da tempestade, Débora estava com os três filhos pequenos em casa. “Botei eles pra debaixo da mesa”, relata.

O vendaval quebrou os vidros da janela e arrancou a porta de um guarda-roupa. A água da chuva estragou camas, colchões, roupas e móveis. Vizinhos da manicure também tiveram estragos nos telhados e ontem faziam a troca das telhas quebradas. Na casa de Débora, a segunda-feira foi de limpeza e de reparos.

Ainda durante a madrugada, a defesa Civil entregou lonas pra família colocar emergencialmente. Débora diz que precisa de doações de camas e colchões, além de telhas pra recuperar a cobertura. O contato com a família é pelo telefone (47) 99743-4759.

Em Balneário Camboriú, a defesa Civil também registrou destelhamentos e quedas de árvores. Uma árvore grandona caiu sobre uma casa e destruiu parte da estrutura, na rua Avelon Cordeiro, no bairro Nova Esperança. Apesar do susto, ninguém de feriu. Na avenida Central, uma placa caiu na fiação elétrica. As famílias que tiveram estragos nos telhados foram atendidas com fornecimento de lonas.

Apagão persistiu ontem

Na manhã de ontem, mais de 30 mil unidades consumidoras ainda seguiam sem energia. O fornecimento pela Celesc não tinha previsão de ser restabelecido totalmente. As cidades mais afetadas foram Camboriú, Bombinhas, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema.

Continua depois da publicidade

Balneário Piçarras, Barra Velha, Ilhota, Navegantes, Penha e Porto Belo também registraram pontos isolados com falta de luz durante a segunda-feira. O gerente regional da Celesc, Pedro Molleri, informou que as equipes estiveram nas ruas fazendo os reparos na rede elétrica e atendendo as solicitações.

Em Itajaí, que tinha 3838 casas sem energia pela manhã, moradores se queixaram da demora no restabelecimento. Na rua Acylino José Felício, na Murta, parte da rua teve a energia de volta durante a madrugada, mas outra parte ainda segue às escuras desde às 20h de domingo.

No bairro Santa Regina o apagão começou por volta das 22h30 e seguiu pela manhã, com os moradores também reclamando do atraso no conserto. Em Cabeçudas, às 16h30 de ontem, ainda havia relato  de falta de luz. 

Continua depois da publicidade

“Muitas vezes só temos noção do tamanho do problema quando chegamos no local. Às vezes é rápido, mas pode demorar também. Infelizmente, só sabemos quando chegamos”, ressaltou o gerente da Celesc, Pedro Molleri.

Semana será de calor, chuva e temporais

O risco de chuva com temporais isolados segue hoje no estado, com previsão de menos chance na quarta e na quinta-feira, mas aumentando a partir do final de semana, pela passagem de uma nova frente fria em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

De acordo com o laboratório de Climatologia da Univali, a semana será de tempo instável na região, com calorão e nuvens carregadas trazendo pancadas de chuva e provocando trovoadas. Os ventos na noite de domingo foram fortes novamente.

Segundo o monitoramento do laboratório, entre as 22h55 e 23h35 de domingo, as rajadas variaram entre 50 e 98 km/h. O pico máximo registrado de 98 km/h foi às 23h05 na estação da Univali junto ao molhe da praia da Atalaia.

Após a manhã de céu aberto ontem, o tempo voltou a fechar durante a tarde. Conforme a previsão da Univali, de hoje até sexta-feira a nebulosidade estará sempre presente, com alguns períodos de abertura de sol e condições de chuva todos os dias, com chance de trovoadas isoladas. Para o fim de semana, segue o risco de novos temporais e maior volume de chuva.

A semana será também de muito calor. As mínimas ficarão entre 20/22°C e as máximas entre 28/34°C. O recorde no fim de semana foi de 33°C e deve ser repetir no próximo finde. Só a quinta-feira será mais fresquinha, com máxima acima dos 26°C. Os ventos seguirão com menos intensidade durante a semana. Devido à instabilidade, são previstas rajadas mais fortes até quinta-feira, acima dos 40 km/h.

Quartel é atingido de novo

Em Ilhota, o quartel do corpo de Bombeiros Voluntários, que já tinha sofrido estragos no vendaval do dia 3 de dezembro, voltou a ser atingido no domingo à noite, comprometendo o atendimento de ocorrências. Novas partes do telhado e de paredes desabaram. Só a central de operações não foi afetada pela ventania. Ontem, a corporação ainda fazia o levantamento dos prejuízos.

“O mais importante, nenhum voluntário se machucou com a queda nas estruturas. Agora é rezar para que nenhum cidadão seja prejudicado pela falta de atendimento e torcer para conseguirmos nos reerguer o quanto antes,” explica o presidente da instituição, Andrey Pereira Egídio.

A corporação já tinha iniciado uma campanha de arrecadação de recursos pra fazer a recuperação da estrutura danificada no início do mês. Pessoas interessadas em ajudar podem fazer doações por depósito bancário. Os dados são: Banco Viacredi (085), agência 0101, conta 896.346-0, em nome da associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota, no CNPJ 07.208.421/0001-51.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🚨📦 OPERAÇÃO POLICIAL! Mandados foram cumpridos no bairro Pantanal, em Floripa, contra facção que fornecia ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

As estratégias para hidratação do L’Étape Brasil by Tour de France

A bordo do esporte

As estratégias para hidratação do L’Étape Brasil by Tour de France

Balanço positivo

Blog do JC

Balanço positivo



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.