Site fake de leilão faz vítimas na região
Morador de Penha e casal de Joinville quase depositaram grana pra golpistas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Um morador de Penha quase virou vítima de um site fake de leilões de carros que está aplicando golpes em Santa Catarina. O site Itajaí Leilões reúne fotos e informações sobre veículos que supostamente estariam sendo leiloados com preços abaixo do valor de mercado.
A vítima se cadastra e acaba acreditando que está participando de um leilão virtual. Quem não checa a idoneidade do site ou se interessa em ver o veículo no endereço anunciado como do galpão, acaba depositando uma grana e caindo no golpe.
Foi o que quase aconteceu com o morador de Penha, M.V., 38 anos. Ele está juntando dinheiro para comprar um carro e vinha acompanhando ofertas de veículos em sites de leilões. No site Itajaí Leilões, ele viu um Renault Kwid, ano 2019, com lance inicial de R$ 14 mil. Interessado no carro, ele começou a negociar através do endereço virtual.
O site informou que o cliente deveria realizar um cadastro e depois estaria liberado para fazer os lances. O site informava que o pagamento seria feito via transferência bancária. O carro poderia ser retirado no prazo de dois dias após o depósito e informava o endereço de um galpão em Itajaí. Os golpistas ainda anunciavam serviço de frete com prazo de entrega de cinco dias.
M. escolheu o carro, teve o lance aprovado e só precisaria fazer o depósito para “comprar o carro”. Ele até pediu para ver o Kwid, mas o site informou que o galpão da empresa ficava na rua Felipe Reiser, em Itajaí, e que a próxima visita aconteceria somente no dia 25 de novembro, às 11h.
Um familiar achou a história estranha e alertou M. para não depositar o valor sem ver o carro. O familiar, que mora em Itajaí, decidiu ir até o endereço informado no site para conferir as informações da empresa.
Galpão vazio
Ao chegar na rua Felipe Reiser, o golpe veio à tona. No endereço não tinha qualquer galpão com carros e nem mesmo uma empresa. O local é o terreno do antigo depósito da rede Mini Preço.
“O dono de uma loja vizinha contou que o galpão abandonado é usado para dar um golpe e que várias pessoas já passaram por ali procurando a garagem do carro que não existe”, constatou a familiar da vítima.
Vizinhos revelaram que várias pessoas chegaram a transferir dinheiro e nunca conseguiram resgatar o veículo que achavam que tinham arrematado. “Ao chegar no galpão, as pessoas descobrem que caíram num golpe”, conta.
Ontem mesmo, um casal de Joinville esteve no local a procura da empresa. A moça queria dar o lance pra arrematar o veículo, mas o namorado não deixou e sugeriu que fossem ver o carro. Ao chegar no local, também descobriram o golpe.
Procon e polícia investigam
O Procon de Itajaí já recebeu uma denúncia contra o site. A pessoa que denunciou o endereço ficou de levar mais informações sobre o golpe.
O delegado Angeli Fragelli confirmou que há vários boletins de ocorrência registrados contra o site Itajaí Leilões. O caso está sendo investigado.
O objetivo, além de chegar aos criminosos, é retirar o site fraudulento do ar. Enquanto isso não ocorre, a polícia Civil fez um passo a passo para que clientes tenha precaução ao fazerem negócios pela internet.
A primeira dica é evitar fazer cadastro em sites de leilão sem antes verificar se o endereço é oficial. Pesquise sobre a “fama” do site na internet.
Os compradores também não devem fornecer dados pessoais ou bancários. A pessoa também deve evitar fazer depósito antes de confirmar a procedência do site e uma comprovação de que o bem que está comprando de fato existe. Ao suspeitar de algo, denuncie pelo 181 ou no WhatsApp (48) 98844-0011.
Outra dica é pesquisar no site do Detran se realmente existe o leilão anunciado e qual o site oficial para participar do certame.
O DIARINHO ligou para o site Itajaí Leilões, mas ninguém atendeu as ligações do número divulgado na internet.
Leiloeiro dá dicas pra evitar cair em golpes
O leiloeiro Giovano Ávila Alves, da empresa Só Leilões, está há 11 anos no mercado e também dá algumas dicas pra evitar que as pessoas caiam em golpes. Ele explica que todo o leilão precisa ter um edital estipulando as regras do pregão, o horário de visitação dos bens e informando de quem são os bens do arremate.
Outra dica importante é que todo o leilão é feito por um leiloeiro oficial. “Não existe leilão sem leiloeiro. E todo o leiloeiro precisa estar registrado em uma junta comercial. Todo o leilão da internet deve acontecer por intermédio de um leiloeiro”, orienta. Pra confirmar a procedência de um leiloeiro, a pessoa pode acessar o site da Junta Comercial ou ligar para o órgão.
A visitação dos bens sempre ocorre em dois ou mais dias, justamente pra dar tempo de as pessoas interessadas conhecerem os produtos à venda. “Desconfie de site que coloca impedimentos pra visitar o bem”, explica. A dica do leiloeiro é para a pessoa nunca depositar a grana em contas de terceiros e sem visitar o bem antes “O depósito só pode ser feito no nome do leiloeiro ou no dono da empresa que está leiloando”, finaliza.