Os organizadores da The Ocean Race confirmaram na manhã desta quinta-feira que a próxima edição da corrida foi adiada. A competição começaria em outubro de 2021 na Espanha, mas foi adiada para começar em Alicante, em outubro de 2022, e terminará em Gênova, na Itália, no verão de 2023, durante o 50º aniversário do jubileu da corrida.
Continua depois da publicidade
O adiamento de um ano leva em conta o reflexo da pandemia do coronavírus no mundo e a mudança da data das Olimpíadas de Tóquio, ano que vem, que alterou o cronograma dos ...
O adiamento de um ano leva em conta o reflexo da pandemia do coronavírus no mundo e a mudança da data das Olimpíadas de Tóquio, ano que vem, que alterou o cronograma dos atletas. Muitos deles participam das duas competições.
Continua depois da publicidade
Itajaí está mantida no calendário da maior regata transoceânica do mundo. Por aqui, os veleiros devem atracar a partir de abril de 2023. “A competição estava comprometida a nível técnico e a nível comercial, com os grandes patrocinadores mundiais e os grandes patrocinadores locais, de cada cidade. Como é um evento bem complexo que precisa de muito tempo, a gente viu a mudança com excelentes expectativas, em termos de organização, porque nos dá mais tempo de focar no evento e falar com os parceiros no momento certo”, avalia Evandro Neiva, secretário de Turismo de Itajaí.
O adiamento da competição segue um processo de planejamento estratégico e consultas com as partes interessadas para determinar o melhor caminho a seguir em um cenário esportivo impactado pela covid-19. “Desde 1973, a Ocean Race tem sido um dos maiores desafios do esporte mundial. As equipes vencedoras demonstraram que a preparação adequada é a base do sucesso. Agora nos encontramos em tempos sem precedentes e nossa primeira prioridade é com todos aqueles que foram e continuam sendo afetados pela pandemia”, disse Richard Brisius, presidente da The Ocean Race.
Continua depois da publicidade
A próxima edição da corrida é planejada para ocorrer em duas classes, a V065 e IMOCA60, com paradas em seis continentes.